O Panorama Internacional Contemporâneo apresenta obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. A programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Ativismo, Consumo, Economia, Emergência Climática, Povos & Lugares, Tecnologia e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores, uma tradição da Mostra Ecofalante.

Consumo

A Sociedade Que Estabeleceu a Transparência Extrema

de Gabriela Yamaguchi

A imagem da curva de contágio da Covid-19 se tornou comum ao olhar do mundo. Em todas as línguas, em todos os países, esperou-se o período “platô” e que ele caminhasse para a queda. Um discurso de que tudo isso vai passar, porque “isso” tem um começo e um fim.

A seleção na temática Consumo do Panorama Internacional Contemporâneo da 9ª Mostra Ecofalante descortina a racionalidade por trás da curva. Os quatro documentários rasgam a sua frieza e expandem em raízes as conexões das histórias das vidas representadas por ela para muito antes do início do contágio.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Debates