A partir da curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, a OSC desenvolve projetos de cunho educacional ao longo do ano, exibindo filmes, organizando debates e formações de professores em escolas, universidades e equipamentos culturais.

As atividades são construídas em conjunto com as instituições, levando em conta dinâmicas e projetos pedagógicos diversos e adaptando-se a diferentes realidades, ficando assim em sintonia e trazendo novos elementos agregadores ao trabalho já desenvolvido nas escolas. Busca-se, assim, enriquecer o processo educacional em direção a formação cidadã do aluno.

A parceria com universidades começou em 2013, com filmes e debates em campi da Capital e do interior paulista. A partir do interesse de professores, a Ecofalante firma um convênio com a instituição e auxilia diferentes projetos a serem realizados, fornecendo material para os três pilares da universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Ao mesmo tempo em que há parcerias com agentes educacionais, tais como escolas e universidades, a Ecofalante realiza parcerias com outras instituições, como equipamentos culturais, que têm um papel importante na formação de seus frequentadores.

ECOFALANTE NAS ESCOLAS

Numa parceria com o Centro Paula Souza, a Ecofalante ofereceu uma Oficina de Formação de Professores sobre o uso do cinema como ferramenta para a educação e o desenvolvimento de projetos socioambientais em escolas. A partir dessa formação, foi organizado um trabalho anual nas ETECs.

A Ecofalante disponibiliza para os professores uma lista de filmes organizados por temáticas e os diretores e professores, e até alunos, escolhem aqueles de maior interesse de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula. As exibições são agendadas e acompanhadas pela equipe da Ecofalante que, junto aos professores, promove um debate com os alunos na sequência de cada sessão.

Em 2017, mais de 30 ETECs participaram do projeto, que teve um total de 21 mil atendimentos.

Desde 2016 a Ecofalante tem uma parceria com a Escola Móbile. Os alunos do 8º ano fazem uma pesquisa de campo na cidade de São Paulo e conhecem a história do Centro da Cidade, uma das visitas é a um dos cinemas parceiros da Ecofalante, como o Belas Artes ou o MIS, para assistir a um dos filmes da Ecofalante.

Além disso, no segundo semestre, os alunos produzem curtas documentais que, no fim do ano, são exibidos numa pequena mostra, em parceria com a Ecofalante.

A Ecofalante promove várias formações sobre o uso do cinema como ferramenta educacional. Em 2016, em nossa itinerância em São José do Rio Preto, fizemos uma formação com coordenadores pedagógicos de toda a rede municipal de ensino da cidade.

PROGRAMA ECOFALANTE UNIVERSIDADES - ver lista de filmes

A Ecofalante oferece esta lista de filmes para parcerias com universidades!

A Ecofalante esteve presente em sala de aula através de disciplinas criadas a partir dos filmes selecionados pela nossa curadoria. Foram criadas disciplinas nos mais diferentes cursos, como:

Ciências Econômicas (Economia, Sociedade e Meio Ambiente na produção audiovisual contemporânea) na UNICAMP; Bacharelado e Planejamento Territorial (Tópicos Especiais em Planejamento Territorial) na UFABC; ou até mesmo a disciplina de "Desenvolvimento e Crise" criada para os cinco cursos do campus de Lagoa do Sino da UFSCar.

Os filmes que disponibilizamos também auxiliam em atividades de pós-graduação e de pesquisa de diferentes lugares. Estivemos presentes no 1° Encontro Regional Sudeste da ANPPAS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade) na EACH; assim como na  V Jornada de Gestão e Análise Ambiental na UFSCar. Além disso, fornecemos material para debates em disciplinas de pós-graduação como em uma disciplina na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Atuamos também no terceiro tripé das universidades, a extensão. Na UFSCar foi criado um projeto de extensão que exibia filmes de nossa curadoria em um espaço cultural de uma cidade vizinha ao campus de Lagoa do Sino da UFSCar. 

Além de exibir os filmes, eram realizados debates com os moradores que acompanhavam a sessão. As sessões tinham a presença da professora responsável e de alunos de graduação que a auxiliavam e também trocavam um pouco do conhecimento adquirido na universidade com o conhecimento não formal dos moradores.

PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES CULTURAIS

A parceria com o CEU Heliópolis começou em 2016, quando participaram como sala de exibição da Mostra Ecofalante. Desde então, elaboramos em conjunto um projeto piloto e implementamos uma programação gratuita permanente que envolve as comunidades e as escolas do entorno.

"O impacto dos filmes da Ecofalante com a educação de jovens e adultos, e especificamente o MOVA, que é o Movimento de Alfabetização, tem sido bem positivo, vem melhorando inclusive a questão de aprendizagem, por conta das memórias que alguns filmes trazem.  Foram filmes que deixaram os alunos bem antenados, porque trabalharam suas memórias, e isso pra quem está retomando a escola, pra quem está se encorajando a retomar outros projetos na vida, isso é muito bom, porque vem valorizar mesmo a bagagem de cada um, trazem a memória local e valorizam a sabedoria popular, e ver isso na tela do cinema é de um impacto positivo sem tamanho." - Débora Ornellas, do CEU Heliópolis.

Além de serem salas de exibição da  Mostra Ecofalante desde 2016, as Fábricas de Cultura recebem da Ecofalante uma programação gratuita de filmes e debates ao longo do ano todo. São 10 unidades na periferia de todas as regiões da capital que recebem o projeto, através de uma parceria com a Poiesis e a Catavento.

Pontos MIS é um programa que fomenta pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado visando promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. 

Em parceria com o MIS - Museu da Imagem e do Som, a Ecofalante fornece uma curadoria de filmes que são exibidos gratuitamente em salas de cinema do interior e litoral de São Paulo.