O Concurso Curta Ecofalante é um estímulo à produção audiovisual brasileira, incentivando aqueles que estão no início de suas carreiras. Apresentamos uma seleção criteriosa de filmes universitários, de alunos de escolas técnicas e de cursos livres de cinema. Os filmes concorrem a Melhor Curta Ecofalante – com prêmio de R$ 4.000,00 – e Melhor Filme pelo Público.

3. Concurso Curta Ecofalante

Um Estímulo a Jovens Realizadores

24 filmes foram selecionados para o Concurso Curta Ecofalante, que este ano conta com apoio do WWF-Brasil. A Mostra bateu o recorde de inscrições nesta edição – foram 134 filmes inscritos por estudantes de 77 instituições de ensino em 16 estados, representando todas as regiões do Brasil.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Júri

Felipe André Silva

Felipe André Silva (Recife, 1991) é cineasta e escritor. No cinema dirigiu, entre outros, os longas Santa Monica (2015), e Passou (2020), e o curta cinema contemporâneo (2019). Atuou também como produtor e preparador de elenco em diversos projetos, e colabora regularmente como curador no festival Janela Internacional de Cinema do Recife. Na literatura, lançou as plaquetes o escritor antônio xerxenesky, o aniversário de billie eilish, e o autocad de britney spears, e também a coletânea de poemas sorry.gif (Macondo Edições, 2020).

Gabriela Yamaguchi

Gabriela Yamaguchi é diretora de Sociedade Engajada da organização socioambiental WWF-Brasil desde 2017. É responsável pelas estratégias de Produção e Consumo Sustentáveis, Cidadania Ativa, Educação e Voluntariado. Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), atuou na Superinteressante, da Editora Abril, e no movimento Planeta Sustentável. No Instituto Akatu, gerenciou campanhas e projetos corporativos em Consumo Consciente e Produção Sustentável. No Laboratório de Mudanças Climáticas da Purpose Brasil, atuou na articulação em rede de instituições da sociedade civil para valorizar os temas de Mobilidade, Energia Limpa, Áreas Verdes e Gestão de Resíduos nos Programas de Metas municipais.

Kênia Freitas

Kênia Freitas é professora, crítica e curadora de cinema, com pesquisa sobre Afrofuturismo e o Cinema Negro. É doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Realizou a curadoria das mostras Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica, A Magia da Mulher Negra e Diretoras Negras no Cinema brasileiro. Atualmente integra a equipe curatorial do IX CachoeiraDoc. Já ministrou as oficinas: “Corpo Crítico: Cinema em Perspectivas”, no FestCurtas BH 2019; “Crítica de Cinema Negro”, no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul 2019; “Afrofuturismo no Cinema”, na Mostra Sesc de Cinema 2019; e “Cinema, fabulação e ficções especulativas” na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, em 2020. Escreve críticas para o site Multiplot! (http://multiplotcinema.com.br) desde 2012. Integra ainda o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.