A Competição Latino-Americana abriga títulos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, em um total de 25 obras. Os filmes concorrem a "Melhor Longa-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 15.000,00; "Melhor Curta-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 5.000,00, e "Melhor Filme Pelo Público".

Competição Curta-Metragem

de Marcio Miranda Perez

Este ano, a convocatória da Competição Latino-Americana rompeu todos os recordes anteriores da Mostra, trazendo 527 obras de 15 países latino-americanos para o processo de seleção da competição, iniciado em novembro – antes, portanto, do desencadeamento da pandemia que vem assolando o mundo em 2020. O fenômeno afetou todo o panorama dos festivais de cinema no Brasil e no mundo, diminuindo as janelas de exibição das produções cinematográficas mais recentes e, com isso, aumentando ainda mais a responsabilidade do comitê e da Mostra Ecofalante na composição da competição.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Júri

Kiko Goifman

Antropólogo e Mestre em Multimeios na UNICAMP, dirigiu vários curtas e longas-metragens premiados no Brasil e no exterior. É diretor dos longas 33 (Festival de Locarno), Atos dos Homens (Festival de Berlim), FilmeFobia (Festival de Locarno e Grande Vencedor do Festival de Brasília), Olhe pra Mim de Novo (Festival de Berlim), Periscópio (Festival de Rotterdam) e Bixa Travesty (Premiado no Festival de Berlim e em mais de 20 festivais dentro e fora do Brasil). Dirigiu séries para TV Cultura e SescTV. No Canal Brasil, foi o Coordenador Geral de Transando com Laerte e atualmente dirige TransMissão.

Beth Formaggini

Cineasta brasileira. Depois de se graduar em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), foi para a Itália e especializou-se em documentário na Universidade de Roma. Colaborou com Eduardo Coutinho, como produtora e pesquisadora, nos filmes Babilônia 2000, Edifício Master e Peões. Foi presidente da seção Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Documentaristas.

Caru Alves

Caru Alves de Souza é diretora, produtora e roteirista paulistana. Dirigiu longas e curtas-metragens de ficção e documentários para a televisão. Seu recente longa-metragem Meu Nome É Bagdá foi premiado como melhor filme pelo júri internacional da Mostra Generation 14plus do 71º Festival Internacional de Berlim. Também faz parte do Coletivo Vermelha e do Coletivo Casadalapa.