O Panorama Internacional Contemporâneo apresenta obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. A programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Campo, Cidades, Consumo, Povos & Lugares, Preservação e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores, uma tradição da Mostra Ecofalante.

Preservação

As Consequências e a Coragem de Olhar para Elas

de Denis Russo Burgierman

 Os filmes da temática nos forçam a encarar consequências – em especial, as consequências sentidas pelos animais que deram o azar de precisar dividir a Terra com o Homo sapiens. Assistir a eles envolve a difícil tarefa de olhar nos olhos de outros seres dotados de inteligência e consciência e contemplar neles o sofrimento que nossa espécie causa.

Metade da população animal da Terra foi exterminada nas últimas décadas, a bala, fogo, fome ou calor. De cada duas espécies animais, uma perdeu 80% de sua população ou mais no último século, porque cruzou nosso caminho.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Debates