O Panorama Internacional Contemporâneo apresenta obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. A programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Campo, Cidades, Consumo, Povos & Lugares, Preservação e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores, uma tradição da Mostra Ecofalante.

Consumo

A Tecnologia Anda Solta: A Era da Perplexidade

de Ladislau Dowbor

A tecnologia está mudando o mundo. O ritmo das transformações ultrapassa radicalmente a nossa capacidade de organizar a transição para essa sociedade do conhecimento em construção. A mudança tecnológica é muito mais rápida do que a mudança cultural, que dirá das instituições e das leis. O avanço tecnológico está na era do faroeste, só que com armas muito mais poderosas do que o cavalo e a pistola.  Hoje é em ritmo avassalador que enchemos os rios e os oceanos de plástico, os aquíferos de contaminantes químicos, o ar que respiramos de partículas nocivas, a atmosfera de gases de efeito de estufa. As nossas ferramentas são muito mais poderosas do que as nossas precárias capacidades de organização política e social. O potencial vira ameaça.

É muito interessante, e os documentários investigativos têm caminhado com sucesso nesta linha, tomar um produto na forma como nos aparece na loja, em ambiente suave e limpinho, com iluminação agradável, vendedores sorridentes, um notebook lindo – e retraçar a sua história. Porque o que nos aparece na loja ou na publicidade é apenas uma realidade enfeitada. A produção efetiva envolve hoje centenas de produtos químicos diferentes, cujo descarte leva, por exemplo, a que 60% da água dos aquíferos na China estejam contaminados, realidade pouco diferente no Silicon Valley na Califórnia. Arsênico, chumbo, mercúrio e solventes são apenas os mais conhecidos. Na análise do O Custo do Vício Digital, os impactos indiretos – externalidades, como as chamamos em economia – aparecem em todos os grandes: Apple, IBM, Google, Intel, Dell etc. O rendimento financeiro domina.


Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Debates