O Panorama Internacional Contemporâneo apresenta obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. A programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Campo, Cidades, Consumo, Povos & Lugares, Preservação e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores, uma tradição da Mostra Ecofalante.

Campo

Quatro Séculos Para Trás

de Leda Paulani

“Na minha cultura, a terra é tudo. Sem terra, a vida não tem sentido.” A fala, de um Anauk, membro de uma comunidade originária de Gambela, região oeste da Etiópia, foi colhida num campo de refugiados no sul do Sudão, local para onde fugiu, depois de tentar resistir à expulsão operada pelos novos donos da terra, os “investidores”.

Os donos do dinheiro estão de olho nas terras agricultáveis porque “o lucro está lá, no new green gold”, diz um gestor de ativos do mercado financeiro, na maior conferência para investidores agrícolas que acontece na mesma época, início dos anos 10 deste século, em Nova York (EUA).

As duas cenas fazem parte de Burros Mortos Não Temem Hienas, filme finlandês de Joakim Demmer, incluído na temática “Campo” desta 7.ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que busca explorar a atuação de grandes empresas e as mudanças climáticas, com as consequentes lutas pela terra e pela sustentabilidade ambiental em diversas partes do mundo.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Debates