O Panorama Internacional Contemporâneo apresenta obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. A programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática, Povos & Lugares e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores, uma tradição da Mostra Ecofalante.

Trabalho

Reflexos do Passado, Vislumbres do Futuro

de Ludmila Costhek Abílio

Quando vejo minha mãe hoje, seu corpo destruído pelos quinze anos de trabalho duro numa linha de produção, com dez minutos de pausa para ir ao banheiro de manhã e de tarde, sou tomado pelos resultados concretos e físicos da desigualdade social. Entretanto, mesmo a palavra desigualdade é um eufemismo que obscurece a realidade da violência nua e crua da exploração. Quando uma mulher envelhece, seu corpo revela a verdade da existência das classes.

Essa é uma das passagens – em tradução livre – de Regresso a Reims (Fragmentos), filme francês de 2021, dirigido por Jean-Gabriel Périot. A narrativa, extraída de trechos do livro autobiográfico Retorno a Reims, do filósofo Didier Eribon, é acompanhada por uma série de fragmentos da filmografia francesa, revelando a reprodução social da classe trabalhadora na França dos séculos XX e XXI. A arte apresenta-se como campo potente de reflexão e crítica, uma difícil façanha frente a um mundo do trabalho com horizontes tão minguados, como mostra esta seleção do eixo Trabalho da 11ª Mostra Ecofalante.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Debates