O Concurso Curta Ecofalante é um estímulo à produção audiovisual brasileira, incentivando aqueles que estão no início de suas carreiras. Apresentamos uma seleção criteriosa de filmes universitários, de alunos de escolas técnicas e de cursos livres de cinema. Os filmes concorrem a Melhor Curta Ecofalante – com prêmio de R$ 4.000,00 – e Melhor Filme pelo Público.

7. Concurso Curta Ecofalante 2021

Um Estímulo a Jovens Realizadores

A partir da 9ª edição da Mostra, o critério estabelecido para a inscrição dos filmes no Concurso Curta foi ampliado para abarcar temáticas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU na Agenda 2030. Criada em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para os próximos 15 anos com objetivos que visam ao desenvolvimento sustentável do planeta – são 17 ODS, que abrangem temas como erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas e redução de desigualdades. Com o apoio renovado do WWF-Brasil, esta edição selecionou 10 filmes para o Concurso Curta Ecofalante.

Filmes

Júri

Camila de Moraes

Camila de Moraes é jornalista e graduanda no curso B.I. de Artes com concentração em audiovisual pela Universidade Federal da Bahia. Dirigiu o documentário de longa-metragem O Caso do Homem Errado, que aborda a questão do genocídio da juventude negra no Brasil. A cineasta se tornou a segunda mulher negra a entrar em circuito comercial com um longa-metragem, após 34 anos de silenciamento no Brasil. Aclamado, o longa esteve na seleta lista de pré-selecionados pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil e concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019.

Julia Katharine

Diretora, roteirista e atriz do filme Tea for Two, vencedor do prêmio Guarani de melhor curta. Trabalhou como atriz em três filmes de Gustavo Vinagre: Filme-catástrofe, Os cuidados que se tem com o cuidado que os outros devem ter consigo mesmos e Lembro mais dos corvos. Neste último, no qual foi também co-roteirista, sua participação lhe rendeu o Prêmio Helena Ignez.

Lúcia Monteiro

Lúcia Monteiro é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Estudos Cinematográficos pela Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP e na Universidade Grenoble Alpes, com auxílio Fapesp. Atua também como crítica e curadora.