O Concurso Curta Ecofalante é um estímulo à produção audiovisual brasileira, incentivando aqueles que estão no início de suas carreiras. Apresentamos uma seleção criteriosa de filmes universitários, de alunos de escolas técnicas e de cursos livres de cinema. Os filmes concorrem a Melhor Curta Ecofalante  - com prêmio de R$ 3.000,00 e Melhor Filme pelo Público.

Concurso Curta Ecofalante

Um Estímulo a Jovens Realizadores

 Nove filmes foram selecionados, considerados os melhores em qualidade técnica e relevância temática. As obras lidam com diversas facetas da realidade do país, explorando usos e contradições do espaço urbano, a memória e a mitologia de culturas tradicionais, permanências e tensões em torno da luta indígena, e lançando mão de uma criativa gama de recursos cinematográficos.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Júri

Patrícia Moran

Doutora em Comunicação e Semiótica, professora na ECA/USP. Pesquisa Performances Audiovisuais em tempo real, tema sobre o qual tem escrito, organizado livros e eventos. Dirigiu diversos curtas narrativos, não-narrativos, documentários e vídeos exibidos e premiados em diversos festivais. Dirigiu o CINUSP Paulo Emílio, participando da edição de dez livros e diversas mostras. Conta com bolsa da FAPESP para o desenvolvimento da pesquisa intitulada: Performance audiovisual: a materialidade como imagem e como representação.

Paulo Henrique Martinez

É livre-docente em História Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (2010). Desde 2001 é professor no Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). É autor de Historia Ambiental no Brasil: pesquisa e ensino (Cortez).

Raquel Rosenberg

Ativista e empreendedora social, tem como missão de vida trabalhar com pessoas e organizações que busquem a convergência de ideias e propósitos para a construção de um mundo melhor e mais sustentável. Cofundadora e dedicada integralmente ao Engaja, já representou a organização em diversas conferências, especialmente em defesa de justiça climática. Dançarina nas horas vagas, no palco ou ao som da música da vida. É fellow do Adopt a Negotiator, Red Bull Amaphiko e da Ashoka Brasil.