INSCRIÇÕES PRORROGADAS PARA O CONCURSO CURTA DA 8ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL! 

A Mostra recebe inscrições de curtas-metragens de estudantes até 31 de março de 2019.

Os filmes devem ser brasileiros e realizados por alunos de graduação, cursos técnicos, cursos livres de cinema ou ensino médio

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é um evento anual que contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, a Mostra amplia e enriquece discussões ambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade.

A 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é gratuita e será realizada em São Paulo, em Junho de 2019.

Os filmes selecionados para o Concurso Curta Ecofalante concorrerão a:

Melhor Curta Ecofalante na Categoria Universitário, Ensino Técnico e Cursos Livres de Cinema - com prêmio de R$ 3.000,00;

Melhor Curta Ecofalante na Categoria Ensino Médio

Melhor Filme pelo Público.

Além da competição, a programação conta com a Mostra Contemporânea Internacional (não competitiva) que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo, a Competição Latino-Americana que premia os melhores filmes ambientais latino-americanos, o Panorama Histórico com filmes clássicos de diretores renomados que nos oferecem um outro olhar para a questão ambiental, a Homenagem a um diretor de relevância histórica para a causa, e a Mostra Escola e o Programa Ecofalante Universidades, que levam filmes e debates para dentro do ambiente de ensino.

Em todas as noites do evento, a Mostra promove Debates que partem dos filmes exibidos e contam com a participação de especialistas, pesquisadores, críticos e Convidados Especiais - diretores e produtores nacionais e internacionais - que também acompanham as sessões de seus filmes para conversas com o público.

O festival é organizado pela Ecofalante, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a educação para o desenvolvimento sustentável.

Passo a
passo

1. Leia o regulamento

2. Tenha "em mãos”:

- o link do seu filme (não se esqueça de colocar senha para protegê-lo)

- o comprovante de matrícula ou histórico escolar referente ao período de realização do filme de um integrante da equipe do filme

3. Preencha a ficha de inscrição

4. Clique em enviar

Pronto! Sua inscrição estará completa e em poucos dias você receberá uma notificação por e-mail de que recebemos seu filme.

Leia o regulamento Baixar esse arquivo

INSCRIÇÃO

A 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental abre inscrições para curtas-metragens brasileiros realizados por estudantes de graduação, cursos técnicos, cursos livres de cinema ou ensino médio, de 11 de fevereiro a 11 de março de 2019.  *Prorrogadas até 31 de março de 2019.

Serão aceitas obras brasileiras, finalizadas a partir de 2017, sem restrições quanto a gênero, com duração até 30 minutos, nos seguintes suportes de finalização: Blu-ray, ProRes 422 (HQ) ou DCP. Os filmes devem tratar de temáticas ambientais tais como: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos & lugares, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas públicas socioambientais, mobilidade, habitação, áreas verdes, áreas urbanas, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.

Para se inscrever, o detentor dos direitos autorais do filme deverá enviar à organização da Mostra, através do site, a ficha de inscrição com link seguro do filme (com senha, do vimeo, youtube, ou semelhante) e comprovante de matrícula ou histórico escolar de um integrante da equipe (referente ao período de realização do filme).

A inscrição da obra audiovisual na 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental implica a aceitação dos termos deste regulamento pelos responsáveis pelas obras.


AUTORIZAÇÕES 

A inscrição no Concurso Curta Ecofalante implica:

- Na autorização, caso o filme seja selecionado, da veiculação, para fins exclusivos de divulgação do evento, de trailer, trechos de até um minuto e imagens still da obra.

- Na autorização, caso o filme seja selecionado, à exibição gratuita do filme durante o período da Mostra, em Itinerâncias e atividades educativas do evento, pelo período de um ano após a Mostra - de Julho de 2019 a Julho de 2020. 

Você também pode escolher fazer parte do nosso Festival Online na plataforma da Spcine Play. Seu filme pode ficar disponível gratuitamente para streaming de 15 a 90 dias online, de maneira segura, para o público brasileiro. Essa é uma autorização opcional, que deve ser indicada em nossa ficha de inscrição.


SELEÇÃO

Todos os filmes que completarem a inscrição no festival serão analisados pela comissão de seleção da mostra. Os critérios de seleção terão como base as qualidades artísticas, técnicas e a relevância temática da obra. A escolha da comissão de seleção é soberana, não cabendo recurso.

A Seleção Oficial do Concurso Curta Ecofalante será divulgada no site do festival e todos os responsáveis pelas inscrições serão notificados via e-mail.


PRÊMIOS 

Os filmes selecionados concorrem as seguintes categorias:

Melhor Curta Ecofalante na Categoria Universitário, Ensino Técnico e Cursos Livres de Cinema - com prêmio de R$ 3.000,00;

Melhor Curta Ecofalante na Categoria Ensino Médio e

Melhor Filme pelo Público

A escolha do Júri e do público é soberana, não cabendo recurso.


DOS SELECIONADOS


Os responsáveis pela inscrição dos filmes selecionados serão notificados e receberão um e-mail do festival com esclarecimentos sobre material a ser enviado, assim como prazo para envio do material a ser exibido.

Os custos de envio correrão por conta do responsável pelo filme, estando o festival isento de arcar com quaisquer custos daí decorrentes.

Mais informações: (11) 3814-9099 e luiza.ecofalante@gmail.com