1 de novembro de 2023

12ª Mostra Ecofalante faz itinerância em Belo Horizonte e exibe 15 filmes no Cine Santa Tereza

* evento acontece de 16 a 23 de novembro, no Cine Santa Tereza

* a sessão de abertura traz o mais recente longa dirigido por Jorge Bodanzky, “Amazônia, a Nova Minamata?”

* a sessão do filme de Bodanzky será comentada pelos instrutores e alunos do curso de Documentário do Núcleo de Produção Digital/Escola Livre de Artes – NPD/ELA

* programação conta ainda com títulos assinados por Abigail Disney, Bruno Jorge, Cassandra Mello e Fred Rahal Mauro, Dick Fontaine e Pat Harley, Takumã Kuikuro, Thiago Zanato

* todas as sessões são abertas e gratuitas

* festival integra a programação da 1ª Virada Climática de Belo Horizonte, uma iniciativa da sociedade civil, cujas ações se estendem durante todo mês de novembro

Entre os dias 16 e 23 de novembro, a cidade de Belo Horizonte recebe, pelo segundo ano consecutivo, uma itinerância da mais recente edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais. As exibições de filmes acontecem no Cine Santa Tereza. A entrada é gratuita para todas as sessões.

A programação da itinerância da Mostra Ecofalante em Belo Horizonte conta com a exibição de 15 filmes, incluindo curtas e longas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais e que foram destaques da 12ª Mostra Ecofalante, ocorrida em junho, em São Paulo. 

A sessão de abertura do evento traz o filme “Amazônia, a Nova Minamata?”, último longa de Jorge Bodanzky. O filme acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça os habitantes de toda a Amazônia hoje. A sessão será comentada pelos instrutores e alunos do curso de Documentário do Núcleo de Produção Digital/Escola Livre de Artes – NPD/ELA.

A iniciativa acontece no mês em que se organizam as ações do evento 1ª Virada Climática de Belo Horizonte, uma iniciativa da sociedade civil acolhida pelo Plano de Ação Climática de Belo Horizonte. Apesar de acontecer durante todo o mês de novembro, a programação da Virada está concentrada nos dias 24 e 25/11 e será divulgada oportunamente.

A programação completa da Mostra Ecofalante em Belo Horizonte pode ser acessada em ecofalante.org.br/programacao.

Destaques da programação

“A Invenção do Outro”

Entre os destaques da programação da itinerância da 12ª Mostra Ecofalante em Belo Horizonte estão filmes que fizeram grande sucesso na última edição do festival em São Paulo. É o caso do super premiado “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, que obteve os prêmios de júri e de público na 12ª Mostra Ecofalante. O documentário retrata a maior expedição das últimas décadas na Amazônia, realizada pela Funai e liderada pelo indigenista Bruno Pereira. A missão tem o objetivo de encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados e em estado de vulnerabilidade da etnia dos Korubos.

Outro sucesso da última edição do festival é “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato, escolhido como o melhor filme da Competição Latino-Americana pelo público da 12ª Mostra Ecofalante e também premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo. O documentário desfaz preconceitos em torno da figura de  Exu, divindade presente em religiões de matriz africana, e se coloca contra os ataques à liberdade de culto e ao racismo sistêmico no Brasil.

Exu e o Universo

Assim como “Exu e o Universo”, “Vento na Fronteira”, de Laura Faerman e Marina Weis, também integrou a Competição Latino-americana da 12ª Mostra Ecofalante. Ele acompanha a luta do povo Guarani-Kaiowá pelas suas terras, na região do Mato Grosso do Sul, que são objeto de disputa de grandes proprietários rurais. 

Outro filme que fez parte da seção competitiva do festival e que poderá ser visto em Belo Horizonte é “Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente (diretora de “Racionais MC’s – Das Ruas de São Paulo pro Mundo”, 2022). O documentário traz ao público a trajetória de Ruth de Souza, pioneira entre as atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Segundo o filme, Ruth carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. 

O documentário “Escute, a Terra Foi Rasgada“, que teve sua estreia mundial na 12ª Mostra Ecofalante, também está na programação da itinerância do festival em Belo Horizonte. Dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal Mauro, ele retrata uma aliança histórica entre três povos indígenas pela defesa de seus territórios, frente à destruição causada pelo garimpo.

Escute, a Terra Foi Rasgada

Outro filme que estreou na Mostra Ecofalante é “Mulheres na Conservação”, que aborda o protagonismo das mulheres na ciência. A obra, assinada pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa, retrata sete mulheres pesquisadoras que lutam pela conservação da biodiversidade no país. Participam as pesquisadoras Barbara Pinheiro, Beatriz Padovani, Flavia Miranda, Marcia Chame, Maurizélia de Brito e Silva, Neiva Guedes e Patricia Medici. Compondo a sessão, está o curta-metragem “Chão de Fábrica“, de Nina Kopko. 

Parte do panorama histórico da edição deste ano da Mostra Ecofalante, o documentário “I Heard it Through the Grapevine”, dirigido por Dick Fontaine e estrelado por James Baldwin, acompanha uma viagem do escritor pelos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que faz um balanço das lutas pelos direitos civis e do estado das condições de vida das comunidades negras em seu país.

Filmes internacionais recentes também compõem a programação da Mostra Ecofalante em Belo Horizonte. Em “O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas”, dirigido por Abigail Disney e Kathleen Hughes,  é abordada a profunda crise de desigualdade nos Estados Unidos. Abigail Disney usa o legado de sua família como um estudo de caso para explorar criticamente a intersecção entre racismo, poder corporativo e o sonho americano. 

O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas

O evento conta ainda com curtas-metragens que estiveram na última Competição Latino-americana do festival. Estão na programação “A Febre da Mata”, de Takumã Kuikuro, uma denúncia contra as queimadas na Amazônia; “Mãri hi – A Árvore do Sonho”, de Morzaniel Ɨramari, no qual as palavras de um xamã conduzem uma experiência onírica envolvendo poéticas e ensinamentos dos povos da floresta; o gaúcho “Um Tempo para Mim”, que trata da transformação de uma jovem mbya guarani, que acontece no mesmo dia em que ocorre um eclipse da Lua; e o vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da Mostra Brasília no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, “Levante pela Terra”, de Marcelo Cuhexê, que registra o acampamento ocorrido em Brasília em 2021, quando lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil se reuniram para lutar contra o projeto de lei que ameaça a autonomia do territórios e processos de demarcação.

A Viagem do Príncipe

Para o público infanto-juvenil, a Mostra exibe “A Viagem do Príncipe”, animação dirigida por Jean-François Laguionie e Xavier Picard, que mostra as aventuras e os preconceitos enfrentados por um príncipe numa terra estrangeira de cultura e hábitos diferentes e que se construiu em oposição à natureza.

Realização

A itinerância da Mostra Ecofalante de Cinema em Belo Horizonte é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O evento tem patrocínio da Taesa e da BASF e apoio da IHS e da Drogasil. Tem apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e apoio institucional da Embaixada da França no Brasil, do Programa Ecofalante Universidades e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura. 

Serviço

Mostra Ecofalante de Cinema – Itinerância Belo Horizonte

16 a 23 de novembro

Programação gratuita –  ecofalante.org.br

Cine Santa Tereza
R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza

Belo Horizonte – MG, 31010-240

Telefone: (31) 3277-4699

Retirada de ingressos em sympla.com.br/cinesantatereza ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão.

Atendimento à imprensa

ATTi Comunicação e Ideias – Eliz Ferreira e Valéria Blanco

(11) 3729.1455 / 3729.1456 / 9 9105.0441

Redes sociais

facebook.com/mostraecofalante

twitter.com/mostraeco

youtube.com/mostraecofalante

instagram.com/mostraecofalante

Programação

16/11, quinta, 19h

Amazônia, a Nova Minamata?

(Jorge Bodanzky | Brasil | Documentário | 2022 | 76 min)

Este documentário acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça hoje os habitantes de toda a Amazônia.
Classificação indicativa: 10 anos

Sessão comentada pelos instrutores e alunos do curso de Documentário do Núcleo de Produção Digital/Escola Livre de Artes – NPD/ELA

17/11, sexta, 17h – Sessão de curtas (79 min)

Levante Pela Terra

(Uprising for the Land | Cuhexê Krahô (Marcelo Costa) | Brasil | Documentário | 2022 | 30 min)

O documentário foi gravado durante o acampamento Levante Pela Terra, em junho de 2021, em Brasília. Lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil se reuniram, em plena pandemia, para lutar contra o PL490, projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e que ameaça a autonomia do territórios e processos de demarcação. O filme também reflete a luta dos Povos Originários diante do avanço do garimpo e do agronegócio.

Mãri hi: A Árvore do Sonho

(Mãri hi | Morzaniel Ɨramari | Brasil | Documentário | 2023 | 17 min)

Quando as flores da árvore Mãri desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

A Febre da Mata

(Jungle Fever | Takumã Kuikuro | Brasil | Documentário | 2022 | 10 min)

O pajé e sua família saem para pescar. Durante a pesca uma onça se aproxima e começa a esturrar assustada em busca de ajuda. Seu grito é um alerta. O pajé retorna imediatamente para a aldeia e alerta seu povo do perigo que se aproxima. Ele busca força espiritual na pajelança à medida que sua preocupação cresce. O fogo invade a floresta os animais fogem em busca de abrigo mas muitos não resistem e morrem. A floresta arde em chamas e depois a seca é extrema.

Um Tempo Para Mim 

(A Time For Me | Paola Mallmann | Brasil | Documentário | 2022 | 22 min) 

Florência fica menstruada pela primeira vez no mesmo dia em que ocorre um eclipse da Lua. Ela é criada pela avó e segue a rotina e os costumes de sua tradição mbya guarani. Recolhida do convívio social, Florência vive uma transformação.

Classificação indicativa da sessão: 16 anos

17/11, sexta, 19h

Escute, A Terra Foi Rasgada

(Listen:The Land Was Torn | Cassandra Mello/Fred Raha l Brasil | Documentário | 2023 |88 min)
A partir do universo de três povos indígenas pressionados pela destruição causada pelo garimpo, o filme propõe uma aproximação do pensamento dos Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó), na formação de uma aliança histórica em defesa dos territórios. 

Classificação indicativa: livre

18/11, sábado, 16h30

A Viagem do Príncipe (Sessão Infantil) 

(The Prince’s Voyage | Jean-François Laguionie, Xavier Picard | França/Luxemburgo | Animação | 2019 | 77 min | Dublado)
Um príncipe estrangeiro é encontrado desacordado na costa de um país longínquo. Considerando-o estranho e primitivo, dois cientistas resolvem estudá-lo e o prendem no museu onde trabalham. Nesse local, o príncipe fará amizade com o jovem Tom, que irá apresentá-lo a um mundo construído em detrimento da floresta e da natureza. 

Classificação indicativa: livre

18/11, sábado, 19h

O Sonho Americano e Outros Contos de Fadas

(The American Dream and Other Fairy Tales | Abigail Disney, Kathleen Hughes | EUA | 2022 | 87 min | Legendado)
Sobrinha-neta de Walt Disney, Abigail Disney faz parte de uma das famílias mais bem sucedidas do país. Neste filme, a documentarista e ativista social aborda a profunda crise de desigualdade nos Estados Unidos, usando o legado de sua família como um estudo de caso para explorar criticamente a intersecção entre racismo, poder corporativo e o sonho americano.

Classificação indicativa: livre

19/11, domingo, 16h30

Diálogos com Ruth de Souza

(Conversations with Ruth de Souza | Juliana Vicente | Brasil | Documentário | 2022 | 107 min)

Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. A partir de conversas com a diretora da obra, também uma mulher negra, materiais de arquivos da vida de Ruth em um cruzamento com o universo mitológico, em uma interpretação ficcional e transcendental de sua vida, temos um longa protagonizado por Ruth de Souza.

Classificação indicativa: Livre

19/11, domingo, 18h30 

A Invenção do Outro
(The Invention of the Other | Bruno Jorge | Brasil | Documentário | 2022 | 144 min)
A Funai realiza a maior expedição das últimas décadas na Amazônia para tentar encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubos, em estado de vulnerabilidade, e ainda promover um delicado reencontro com parte da família já contactada poucos anos antes.
Classificação indicativa: 16 anos

21/11 , terça, 19h

Exu e o Universo

(Èsù and the Universe | Thiago Zanato | Brasil | Documentário | 2022 | 85 min)

No Brasil, país onde a liberdade de culto está sob ataque e o racismo é sistêmico, um professor nigeriano e sua comunidade lutam para provar que seu deus Exu não é o diabo. Exu e o Universo é um filme sobre a descolonização do pensamento e a influência do povo Iorubá no Brasil e ao redor do mundo.
Classificação indicativa: 10 anos

22/11, quarta, 17h

Vento na Fronteira

(The Wind Blows the Border | Laura Faerman/Marina Weis | Brasil | Documentário | 2022 | 78 min)

O filme se passa na violenta fronteira do Brasil com o Paraguai, coração do agronegócio brasileiro. A equipe acompanha o crescimento do poder político ruralista e suas ligações íntimas com o governo de Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, retrata a intimidade da resistência feminina indígena na região, seus ideais comunitários e sua luta pelo planeta
Classificação indicativa: 14 anos

22/11, quarta, 19h
I Heard It through the Grapevine

(Dick Fontaine/Pat Harley | EUA | 1981 | Documentário | 82 min)

Pouco mais de duas décadas depois da eclosão do Movimento dos Direitos Civis, o escritor James Baldwin revisita lugares históricos que se estendem do sul ao norte dos EUA. Neste road movie que mistura depoimentos e imagens de arquivo, ele encontra pelo caminho amigos, ativistas e colegas escritores como Amiri Baraka, Oretha Castle Haley e Chinua Achebe, e faz um balanço das lutas contra o racismo e das injustiças arbitrárias cometidas desde sempre contra a população negra de seu país.
Classificação indicativa: 12 anos

23/11, quinta, 19h

Chão de Fábrica 

(Lunch Break | Nina Kopko | Brasil | Ficção | 2021 | 24 min)

1979. As máquinas desligam para o horário do almoço dentro de uma metalúrgica de São Bernardo do Campo. Quatro operárias comem dentro do banheiro feminino. Entre risos e conflitos, cada uma guarda o seu segredo.

Classificação indicativa: 12 anos

Mulheres na Conservação

(Women in Conservancy | Paulina Chamorro/João Marcos Rosa | Brasil | 2023 | 48 min)  

Retrato de sete mulheres pesquisadoras que lutam pela conservação da biodiversidade no país, o filme integra a iniciativa multiplataforma, composta também por podcast, série de vídeos e matérias especiais. Participam as pesquisadoras Barbara Pinheiro, Beatriz Padovani, Flavia Miranda, Marcia Chame, Maurizélia de Brito e Silva, Neiva Guedes e Patricia Medici. 

Classificação indicativa: Livre