31 de outubro de 2023

O uso de filmes para reflexão no mês da Consciência Negra

* O Programa Ecofalante Universidades oferece a instituições e docentes programas diferenciados com produções voltadas ao Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

*Como o cinema pode oferecer um mecanismo educacional de reflexão e sensibilização sobre a data neste mês de novembro

No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data, atribuída em homenagem a um dos símbolos da luta contra a escravidão negra no Brasil, é uma chamada para reflexão sobre o racismo e a discriminação que ainda persistem na sociedade brasileira, cuja população é majoritariamente negra. 

Ao longo dos anos, o mês de novembro foi se instituindo como um período para manifestações, estudos e homenagens que evidenciem a importância da população negra na construção social, política e cultural do Brasil. 

Nesse contexto, o cinema é um importante pilar de reflexão, oferecendo narrativas que discutem e nos tocam com noções como a busca por  igualdade, luta contra preconceitos e as oportunidades de transformar o futuro. 

Pensando nisso, o Programa Ecofalante Universidades planejou para o mês de novembro diferentes programações de filmes para diversos níveis de ensino – Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio – oferecendo a instituições e docentes a oportunidade de utilizar o cinema como meio de reflexão, sensibilização e educação sobre a data. As obras fazem parte do catálogo da Ecofalante Play, a plataforma de streaming educacional da Ecofalante, e estão disponíveis para educadores através de um cadastro gratuito.

Conheça algumas das indicações incluídas no nosso programa: 

Filmes para Ensino Fundamental 1

Meu Nome É Maalum

Luísa Copetti, Brasil, 2021, 8 min 

O curta traz a história de Maalum, uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o porquê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade.

Vanille

Guillaume Lorrin, França, 2020, 31 min

Vanille é uma pequena parisiense que chega a Guadalupe para passar as férias com a parte materna de sua família. No início, ela está contrariada, mas à medida em que mergulha em uma aventura cheia de mistérios, ela faz as pazes com suas origens. 

Bia Desenha

Neco Barbosa, Brasil, 2018, 7 min por episódio 

Os primos Bia e Raul moram em casas ao redor do mesmo quintal, em uma periferia da região metropolitana do Recife. A grande aventura da vida deles é quando se encontram depois da aula para brincar e desenhar. Suas histórias se desenrolam ao longo da série de 13 episódios. 

Filmes para Ensino Fundamental 2

Entre Muros

Gleison Mota, Brasil, 2021, 15 min 

O curta brasileiro conta a história de José, que é levado por sua mãe para ajudar nas tarefas domésticas em um condomínio de luxo durante suas férias escolares. Cercado pelos grandes muros, José quer brincar de bola na parte externa.

Neguinho

Marçal Vianna, Brasil, 2020, 20 min

Jéssica, mãe de Zeca, menino da periferia que ganhou uma bolsa em uma escola particular, é chamada para uma reunião com a professora do seu filho. Em um encontro cheio de farpas, reflexões e visões de mundo distintas, o destino de Zeca precisará ser decidido.

A Grande Ceia Quilombola

Ana Stela Cunha & Rodrigo Sena, Brasil, 2017, 52 min

No Quilombo de Damásio, terra doada por um senhor de engenho a três de suas escravas, o alimento tem sido secularmente cultivado e extraído da natureza de forma parcimoniosa, fazendo parte de uma estrutura social que privilegia o coletivo. O filme retrata parte dos saberes dessa cultura na qual a comida tem um papel fundamental na coesão social.

Filmes para Ensino Médio

Ser Feliz no Vão

Lucas H. Rossi dos Santos, Brasil, 2020, 12 min

Um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço. O curta realiza um manifesto em torno do corpo negro e de uma política de existência.

Como Se Fossem Máquinas

João de Mari, Brasil, 2018, 28 min

O documentário discute a escravidão contemporânea na construção civil – “Sabe-se que hoje não se encontra mais a figura do antigo escravo negro, acorrentado a uma bola de ferro. Porém, esse é o estereótipo que aparece no imaginário das pessoas” – e seu terrível impacto na vida dos trabalhadores.

Terras que Libertam

Diosmar Filho, Harrison Araújo, Brasil, 2021, 52 min 

O filme apresenta a trajetória da população negra quilombola na Chapada Diamantina (Bahia-Brasil). Um movimento de liberdade com a liderança dos irmãos Júlio Cupertino e Jaime Cupertino, insurgentes em consciência negra no sentido de nascer e viver nas terras ancestrais quilombolas da Caatinga. O documentário revela a contemporaneidade da luta quilombola pelos direitos territoriais e sociais, a defesa do Território Quilombola de Vazante contra Barragem Baraúnas e a liberdade do guerreiro Julio Cupertino – ancestral no Território de Baixão Velho.


Confira aqui os programas completos divididos por nível de ensino. Para dúvidas ou requisitar sessões, acesse nossa plataforma Ecofalante Play.