31 de outubro de 2023

Ecofalante e Sesc promovem a 4ª edição de Seminário de Cinema e Educação

* Evento acontece de forma online, entre 27 de novembro e 01 de dezembro (segunda à sexta-feira), no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc 

*As inscrições já estão abertas e são gratuitas até o limite de vagas disponíveis. Elas podem ser realizadas por meio do site do Centro de Pesquisa e Formação

*Cao Hamburger (cineasta), Ana Paula Nunes (UFRB), Beth Carmona (Festival ComKids) estão entre os palestrantes do Seminário

*Evento tem como foco o uso do cinema em sala de aula como ferramenta para auxiliar no letramento digital dos estudantes

De 27 de novembro a 01 de dezembro, a Ecofalante e o Sesc promovem a quarta edição do Seminário de Cinema e Educação. Ele acontece de forma inteiramente online, por meio da plataforma Zoom do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. As atividades acontecem das 19h30 às 21h, exceto no dia 28 de novembro, quando o horário é das 20h às 21h30. 

As inscrições são abertas e gratuitas até o limite de vagas disponíveis e podem ser acessadas pelo site da Ecofalante ou do Centro de Pesquisa e Formação. Elas podem ser feitas até o dia 23 de novembro, no limite das vagas disponíveis. Haverá emissão de certificado de participação pelo Centro de Pesquisa e Formação – Sesc.

O público alvo do seminário é formado por educadores, gestores da educação de todos os níveis, cineastas, produtores culturais e interessados no geral em entrar em contato com reflexões em torno do potencial do cinema para mobilizar e estimular o aprendizado e a sensibilidade dos estudantes. 

Este ano, as discussões trazidas pelo Seminário de Cinema e Educação se apoiam sobre dois eixos de discussão: como o cinema pode ter um papel no letramento digital e os desafios da curadoria de filmes para o público infanto-juvenil. 

Desta maneira, o Seminário se propõe a trazer à pauta a Política Nacional de Educação Digital e pensar estratégias pedagógicas que partem do cinema em sala de aula com vistas a promover uma educação digital de viés crítico, inclusivo e emancipatório. A curadoria também pode ser um instrumento nesse processo, uma vez que ela consiste em conceber e organizar um percurso através das obras audiovisuais, levando em consideração o público com o qual se fala e sobre o que se quer falar. A curadoria pode e deve ser pensada de forma a potencializar a promoção e a assimilação de valores que estão na base da vida coletiva.

O evento abre no dia 27 de novembro, segunda-feira, às 19h30, com a palestra “Curadoria audiovisual educativa e multiletramentos no mundo digital”, com Ana Paula Nunes, professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira – ManduCA.

No dia 28/11, a mesa de discussão “A importância do letramento digital para a formação cidadã e o cinema como aliado” traz Fábio José Paz da Rosa (UFRRJ), Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (UFRB) e Francisco Tupy (USP) para discutir o que é  letramento digital e em que sentido o recurso, através de processos pedagógicos emancipatórios como o cinema na escola, pode fomentar o protagonismo e a abertura necessários à compreensão de um mundo cada vez mais complexo em suas dinâmicas.

No dia 29/11, há a mesa “O Programa Nacional de Educação Digital (Lei 14533/23) e o que o cinema na escola tem a ver com isso”, com Clarisse Alvarenga (UFMG), Dagmar Mello e Silva (UFF), Monica Fantin (UFSC). Ela discute a Lei 14533/23, que institui o Programa Nacional de Educação Digital e de que maneira a prática pedagógica do cinema em sala de aula pode dar suporte ao cumprimento da legislação.

Finalmente, no dia 30/11, Beth Carmona (ComKids), Felipe Leal Barquete (Escola Semente) e Karine Joulie Martins (UFSC, Festival de Cinema Infantil) encabeçam a mesa “O papel da curadoria: que conteúdos mostrar e como?”. Nessa discussão, a importância e os desafios de escolher os títulos a serem mostrados e discutidos em sala de aula é abordada. 

A palestra de encerramento do evento será ministrada pelo cineasta Cao Hamburger. Cao tem vasta experiência na produção de conteúdo audiovisual infanto-juvenil, tendo criado e dirigido o programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, que estreou na TV Cultura no ano de 1994. No cinema, dirigiu “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme” (1999) e “O Ano em que meus pais saíram de férias” (2006). Venceu duas vezes o Emmy Internacional. Dentre seus projetos mais recentes está a direção da série “As Five” (Globoplay). Nessa palestra, ele discute de que maneira e sob que aspectos os filmes podem ser trabalhados em sala de aula.

Programação

27/11

19h30 – Masterclass: “Curadoria audiovisual educativa e multiletramentos no mundo digital”

Palestrante: Ana Paula Nunes (UFRB)

Mediação: Flávia Guerra

28/11

20h – Mesa 1 – A importância do letramento digital para a formação cidadã e o cinema como aliado 

Palestrantes: Fábio José Paz da Rosa (UFRRJ), Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (UFRB), Francisco Tupy (USP)

Mediação: Silene Lourenço

29/11

19h30 – Mesa 2 – O Programa Nacional de Educação Digital (Lei 14533/23) e o que o cinema na escola tem a ver com isso 

Palestrantes: Clarisse Alvarenga (UFMG), Dagmar Mello e Silva (UFF), Monica Fantin (UFSC)

Mediação: Priscila Rangel 

30/11

19h30 – Mesa 3 – O papel da curadoria: que conteúdos mostrar e como?  

Palestrantes: Felipe Leal Barquete (Escola Semente), Beth Carmona (ComKids), Karine Joulie Martins (UFRJ)

Mediação: Cláudia Mogadouro 

01/12

19h30 – Palestra de encerramento – O audiovisual e a educação: uma ferramenta para potencializar a comunicação

Palestrante: Cao Hamburger (cineasta)

Mediação: Flávia Guerra

Serviço:

Seminário de Cinema e Educação

Período: de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023

Horário: das 19h30 às 21h

Modalidade: online (zoom)

Inscrições gratuitas pelo site até o dia 23 de novembro (no limite das vagas disponíveis).

***

Sobre os palestrantes:

Ana Paula Nunes (UFRB) – Professora adjunta de Cinema e Audiovisual, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira – ManduCA, em sua 4a. edição (2022). 

Beth Carmona (ComKids) – Consultora, produtora executiva e gestora de projetos audiovisuais infanto-juvenis. Fundadora e presidente do Midiativa,Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes e diretora dos Festivais comKids e Science Film Brasil .

Cao Hamburger (cineasta) – Cineasta, produtor, roteirista e diretor de televisão, entre seus maiores sucessos está o programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, que estreou na TV Cultura no ano de 1994. No cinema, dirigiu “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme” (1999) e “O Ano em que meus pais saíram de férias” (2006). Venceu duas vezes o Emmy Internacional. Dentre seus projetos mais recentes está a direção da série “As Five” (Globoplay).

Clarisse Alvarenga (UFMG) – É professora na Faculdade de Educação da UFMG, onde coordena o Laboratório de Práticas Audiovisuais (LAPA) e o Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (LAIS). Sua pesquisa situa-se na interface entre cinema e educação com atenção especial aos processos pedagógicos e poéticos.

Cláudia Mogadouro (Coletivo Janela Aberta) – Criadora e coordenadora do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação, desde 2016. Historiadora com especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. Formadora audiovisual de Professores da rede municipal de São Paulo e da rede municipal de Campinas.

Dagmar Mello e Silva (UFF) – Graduada em Psicologia com Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutorado em Educação e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão e de Educação da UFF. 

Fábio José Paz da Rosa (UFRRJ) – Coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEDUC/UFRRJ). Doutor em Educação pela UFRJ. Avaliador nacional dos cursos de Pedagogia – INEP – MEC.

Felipe Leal Barquete (Escola Semente) – É mestre em educação (UFPB/PB), graduado em Imagem e Som (UFSCar/SP). Desde 2005, trabalha na área de educação, cinema e audiovisual, com práticas educativas nas escolas, promoção de cineclubes, mostras e festivais, e na formação de coletivos de criação cinematográfica.

Flávia Guerra (jornalista) – Documentarista e jornalista. Editora do TelaTela (@telatelablog), especializado em cinema e TV; apresenta o podcast “Plano Geral”, com Thiago Stivaletti; é colunista de cinema da @radiobandnewsfm e tem vasta experiência na cobertura de grandes festivais de cinema.

Francisco Tupy (USP) – Doutor pela ECA-USP com pesquisas em Videogame, Comunicação e Educação. Autor de livros, desenvolvedor de jogos e mundos virtuais.

Karine Joulie Martins (UFRJ) – Bacharel em Cinema (UFSC), Mestre e Doutora em Educação (PPGE/UFSC). É membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA, UFSC) e do grupo Cinema para Aprender e Desaprender (CINEAD/LECAV, UFRJ). Atua no desenvolvimento de projetos de formação, além da curadoria, programação e mediação de mostras de cinema e cineclubes. Atualmente, em pós-doutorado na UFRJ.

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (UFRB) – Professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordena, desde 2018, o projeto Cinececult – Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual, onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão em cinema e educação.

Monica Fantin (UFSC) – Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atua no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq. 

Priscila Rangel (jornalista) – Jornalista, atriz e roteirista. Apresentou programas de TV como o “Cine Resenha” e o “Cine Nacional”, na TV Brasil e o “Falas da Educação”, no Canal Educação.

Silene Lourenço (Coletivo Janela Aberta) – Licenciatura em História, Mestrado em Comunicação. Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade  em andamento (Umapaz/ Unifesp). Longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública e Particular de Ensino.