A Competição Latino-Americana abriga títulos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e México, em um total de 33 obras. Os filmes concorrem a "Melhor Longa-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 15.000,00; "Melhor Curta-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 5.000,00, e "Melhor Filme Pelo Público".

Competição Curta-Metragem

A Mostra Ecofalante de Cinema é conhecida por abordar temas socioambientais relevantes e urgentes em seus filmes, e a Competição Latino-Americana é um reflexo cinematográfico das questões que impactam o Brasil e todo o continente. Locais que muitos de nós conhecemos apenas através de notícias — como as fronteiras amazônicas e o nosso Brasil profundo — ganham vida na tela e nos levam a uma reflexão profunda sobre a relação entre o homem e a natureza. Nesta edição, os povos indígenas e seus territórios são temas centrais em grande parte das produções selecionadas para a Competição Latino-Americana. Além disso, os 33 filmes escolhidos também abordam discussões fundamentais sobre racismo, migração e trabalho.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Júri

Guilherme Moura Fagundes

É doutor em antropologia pela Universidade de Brasília e professor do departamento de antropologia da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante na Universidade de Princeton (2021-2022) e no Collège de France (2017), onde é membro do grupo “Anthropologie de la vie”. Atua nas áreas de antropologia da técnica e da vida, com ênfase na tecnodiversidade dos manejos ecológicos. Foi membro da comissão editorial do Anuário Antropológico e, atualmente, integra a equipe da Revista de Antropologia.

Kátia Coelho

Primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa-metragem no Brasil, ganhou mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Com Tônica Dominante, dirigido por Lina Chamie, recebeu o Kodak Vision Award-Woman in Film, e APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte; da mesma diretora, fotografou A Via Láctea, que representou o Brasil no Festival de Cannes. Foi professora de cinematografia na ECA/USP, onde fez sua dissertação de mestrado. Desenvolve projetos na Veríssimo Produções, onde fez a produção executiva e o roteiro do longa-metragem Terra de Ciganos, dirigido por Naji Sidki, em lançamento.

Thomaz Pedro

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com bolsa CNPq, é pesquisador, professor e documentarista. Doutorando pelo programa interdisciplinar DIVERSITAS da FFLCH/USP, pesquisa a produção audiovisual entre os povos indígenas do Alto Xingu, onde atua desde 2015. Foi professor de cinema na Universidade Anhembi Morumbi e no Centro Universitário SENAC. Dirigiu os documentários Tião Paineira (2012), Osiba Kangamuke - Vamos Lá, Criançada (2016), Terminal 3 (2017), Surara (2017) e Tapajós Ameaçado (2021).