19 de setembro de 2023

VI Mostra Ecofalante-USP coloca em pauta a Agenda 2030

*Com filmes e debates gratuitos, evento discute os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

*A Mostra é aberta ao público e conta com atividades presenciais e online

*Serão 27 encontros que contarão com a participação de pesquisadores e professores de diversas unidades da USP

* Realizado anualmente desde 2018, o evento já promoveu mais de 100 atividades e atingiu um público de mais de 13 mil pessoas.

Entre os dias 19 de setembro e 06 de outubro, a Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030 chega à sua 6ª edição. Com atividades gratuitas e abertas ao público, realizadas de forma presencial e online, o evento tem o intuito de fomentar discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030. 

As discussões são promovidas por meio de exibições de filmes relacionados ao tema, seguidas de debates com professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo. Este ano, a Mostra conta com 28 filmes, distribuídos em 27 ações presenciais e 5 ações online, que são organizadas por diversos grupos da USP e envolvem variados campi, unidades e grupos de pesquisa.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi criada pela ONU em 2015 como um plano de ação para os próximos 15 anos com objetivos que visam o desenvolvimento sustentável do planeta. São 17 ODS que abrangem temas como a erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas, conservação de recursos naturais e redução de desigualdades.

A Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030 surgiu com a intenção de trazer esses temas para a universidade e proporcionar debates de forma plural e multidisciplinar. Realizado anualmente desde 2018, o evento já promoveu mais de 100 atividades e atingiu um público de mais de 13 mil pessoas.

A realização da Mostra é fruto do Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Ecofalante e a USP, consolidado em 2018 por meio do Programa Ecofalante Universidades, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA-USP) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP). Os filmes selecionados fazem parte do catálogo da Ecofalante Play, plataforma de streaming educacional gratuita.

“Mulheres na Conservação”

Destaques da programação

A programação da VI Mostra Ecofalante-USP traz filmes que colocam em pauta diversas questões socioambientais contemporâneas. O trabalho de sete mulheres na luta pela conservação do meio ambiente é retratado em Mulheres na Conservação, documentário dirigido por Paulina Chamorro e João Marcos Rosa. Questões ligadas à saúde e ao consumo são debatidas no canadense Beleza Tóxica, de Phyllis Ellis, a partir de reflexões sobre a falta de regulação da indústria cosmética e o custo da beleza. Também será discutida no evento a temática dos resíduos sólidos, presente nos documentários Descarte, de Leonardo Brant, e Lixo Mutante, de Dani Minussi e Adriano Caron. A emergência climática aparece no dinamarquês A Campanha contra o Clima, dirigido por Mads Ellesøe – uma crítica atual a uma campanha negacionista sobre as mudanças climáticas que, desde 1988, vem sendo operada pelas maiores petroleiras do planeta. Há ainda filmes que abordam o papel das companhias e redes sociais na monetização de nosso tempo e controle de nosso comportamento, como a co-produção Espanha/França Ladrões do Tempo, de Cosima Dannoritzer. Entre os títulos debatidos online está o britânico Geração Z, de Liz Smith, que explora como a revolução digital está impactando nossa sociedade, nosso cérebro e nossa saúde mental.

Você pode acessar a programação completa da VI Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030 clicando aqui.

“Geração Z”

O Programa Ecofalante Universidades é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da Rede Itaú, da Valgroup e da Celeo e apoio da Evonik, da Drogasil e da White Martins. Tem apoio institucional da Embaixada da França no Brasil, do WWF-Brasil e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura.

Serviço

VI Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030
19/09 a 06/10
Atividades presenciais e online – Entrada gratuita
Programação: https://sga.usp.br/vi-mostra-ecofalante-usp-e-a-agenda-2030/