Lixo Mutante

Mutant Trash
Brasil, 2022, 67'
Dani Minussi & Adriano Caron

Lixo Mutante é um documentário que convida à reflexão sobre um urgente dilema ambiental, os resíduos. A obra conta com depoimentos de doze especialistas diretamente ligadas à causa como, catadores, acadêmicos, ativistas e artistas que apresentam possíveis caminhos para uma nova relação entre sociedade, indivíduo e o lixo. A narrativa é costurada por uma performance sensorial, que se comunica de forma lúdica, tendo como personagem principal o “Lixo Mutante”, um ser inteiro feito de resíduos, que cria vida e carrega sentimentos conflitantes, representando a “personificação do lixo e a lixificação das pessoas”.

Principais Festivais e Prêmios

Lançamento na Mostra Ecofalante de Cinema - Especial Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

Direção

Dani Minussi & Adriano Caron

Produção

Natalia Cruz

Fotografia

Pedro Macimo

Assista ao trailer

  • SEX 03/06/2022 19:30 Sessão presencial - Centro Cultural São Paulo
  • SáB 04/06/2022 19:30 Sessão presencial - Centro Cultural São Paulo
  • DOM 05/06/2022 19:30 Sessão presencial - Centro Cultural São Paulo

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Consumo e Produção Responsáveis