14 de abril de 2023

Mostra Ecofalante realiza três debates em Salvador

Com entrada gratuita, eventos reúnem ativistas e especialistas para discutir questões socioambientais urgentes na Sala de Cinema Walter da Silveira

Nos dias 18, 19 e 20 de abril, a cidade de Salvador receberá três debates da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. As atividades integram a Mostra Ecofalante – Bahia 2023, que entre os dias 13 e 23 de abril exibe 33 filmes de 16 países em 17 espaços culturais e educacionais da capital.

Os debates têm entrada gratuita e acontecem na Sala de Cinema Walter da Silveira, mediados pelo educador e ambientalista Eduardo Mattedi. Com a participação de ativistas e especialistas, os eventos trazem questões urgentes que concernem sociedades do mundo todo e particularmente o Brasil: transição energética e crise climática; a desigualdade social e o racismo ambiental dela decorrente – algo que a intensificação dos fenômenos climáticos evidencia cada vez mais; e a questão do direito à terra dos povos tradicionais.

Em 18/04, terça-feira, às 20h00, acontece o debate O Futuro da Energia. Eliminar nossa dependência dos combustíveis fósseis e efetuar a passagem para as energias renováveis são ações urgentes, mas essa constatação não dá conta da complexidade das questões que envolvem o tema. Há muitos outros aspectos sociais e econômicos a serem levados em conta. Esses e outros desafios serão discutidos nesse debate. Participam do evento Renan Andrade, ativista e coordenador de planejamento estratégico da 350.org Brasil; Guiomar Germani,  Doutora em Geografia, pesquisadora do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa GeografAR e Fernando Pessoa, Doutor em Engenharia Química, professor titular do CIMATEC. O debate acontecerá imediatamente após a exibição do filme inédito A Máquina do Petróleo, às 18h30.

Racismo Ambiental é o tema do debate agendado para 19/04, quarta-feira, às 20h00. A intensificação dos fenômenos climáticos extremos tornou mais evidente a desigual repartição dos ônus e bônus do chamado desenvolvimento econômico e mostrou que a vulnerabilidade tem viés racial. Nesse debate será discutido como essas questões estão amparadas pelo conceito de Racismo Ambiental. Participam do encontro Julio Rocha, Diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Marta Rodrigues Vereadora da Câmara Municipal de Salvador e especialista em Direitos Humanos, e Agnaldo Pataxó Hã-hã-hãe, do MUPOIBA (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia). O filme exibido logo antes do debate será o inédito Filhos do Katrina, às 18h30.

Na quinta-feira, 20/04, às 20h00, acontece o debate  Direito à Mãe Terra. O reconhecimento do acesso à terra como um direito, seja por meio da demarcação das terras dos povos originários ou do assentamento de reforma agrária, encontra oposição constante nos modelos de desenvolvimento adotados no país. Pode a lógica do agronegócio e da exploração de recursos passar por cima de garantias constitucionais? Integram a mesa Mãe Donana e Rose Meire, do Quilombo Quingoma Kingoma e Rio dos Macacos, respectivamente; o ativista e ambientalista Cacique Juvenal Payayá, e Marcelino Galo, engenheiro agrônomo, superintendente da ALBA. O debate acontecerá logo após a exibição do filme brasileiro A Mãe de Todas as Lutas – que será exibido junto com os curtas Mensageiras da Amazônia e Autodemarcação Já!, às 18h00.

Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023 é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Ela tem patrocínio da Taesa e da BASF e apoio da Drogasil e da IHS Brasil. Tem apoio institucional da Prefeitura de Salvador, do Governo do Estado da Bahia – por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Fundação Pedro Calmon (FPC) e das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Educação -,  do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Embaixada da França, The Film Foundation, World Cinema Project, Cineteca di Bologna, WWF-Brasil, 350.org e Programa Ecofalante Universidades. O hotel oficial do evento é o Hotel Bahia do Sol. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura.

Mais informações sobre os debates podem ser encontradas na página ecofalante.org.br/debates. Para conferir a programação completa do evento, acesse: ecofalante.org.br/programacao

serviço:
Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023
Debates
18/04 (terça-feira) às 20h: O Futuro da Energia
19/04 (quarta-feira) às 20h: Racismo Ambiental
20/04 (quinta-feira) às 20h: Direito à Mãe Terra
Sala de Cinema Walter da Silveira – Salvador

Entrada gratuita
ecofalante.org.br/debates

Atendimento à imprensa:
ATTi Comunicação e Ideias – Eliz Ferreira e Valéria Blanco
(11) 3729.1455 / 3729.1456 / 9 9105.0441