Mostra Ecofalante Bahia

Racismo Ambiental

A intensificação dos fenômenos climáticos extremos tornou mais evidente a desigual repartição dos ônus e bônus do chamado desenvolvimento econômico e mostrou que a vulnerabilidade tem viés racial. Neste debate será discutido como essas questões estão amparadas pelo conceito de "Racismo Ambiental". "Filhos do Katrina"*, filme norte-americano inédito que aborda essa temática, será exibido na sessão anterior.

O DEBATE acontecerá na quarta-feira, 19 de abril, às 20h00, na Sala Walter da Silveira.

Para saber mais sobre a programação da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram).

*"Filhos do Katrina" será exibido na sessão anterior ao debate, às 18h30. Convidamos os espectadores a permanecerem na sala para assistirem ao debate.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Agnaldo Pataxó Hã-hã-hãe (Debatedor)

Líder indígena, é coordenador geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba).

Julio Rocha (Debatedor)

Professor associado e Diretor da Faculdade de Direito da UFBA. Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP com Pós-doutoramento em Antropologia pela UFBA, é Pesquisador Líder do Grupo Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos.

Marta Rodrigues (Debatedora)

Eleita vereadora de Salvador pela 3ª vez, Marta Rodrigues é formada em Letras pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), especialista em Direitos Humanos pela Uneb/Ministério Público e em Gestão de Cidades pela Faculdade Regional da Bahia (Unirb). É presidenta da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia da Câmara.

Eduardo Mattedi (Mediador)

Eduardo Mattedi Werneck é educador, gestor e ambientalista, graduado em Ciências Sociais e mestrando no PPGAC/UFBA.