Mostra Ecofalante Bahia

Direito à Terra Mãe

O reconhecimento do acesso à terra como um direito, seja por meio da demarcação das terras dos povos originários ou do assentamento de reforma agrária, encontra oposição constante nos modelos de desenvolvimento adotados no país. Pode a lógica do agronegócio e da exploração de recursos passar por cima de garantias constitucionais? Essas indagações serão o foco do debate "Direito à Mãe Terra", que acontecerá logo após a sessão do filme brasileiro "A Mãe de Todas as Lutas*".

O DEBATE acontecerá na quinta-feira, 20 de abril, às 20h00, na Sala Walter da Silveira.

Para saber mais sobre a programação da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram).

*"A Mãe de Todas as Lutas" será exibido na sessão anterior ao debate, às 18h00, junto com os curtas "Mensageiras da Amazônia" e "Autodemarcação Já!". Convidamos os espectadores a permanecerem na sala para assistirem ao debate.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Cacique Juvenal Payayá (Debatedor)

Liderança na luta pelos territórios e direitos indígena. Natural da região da Chapada Diamantina, Cacique Juvenal Payayá é professor, poeta, ativista e ambientalista.

Mãe Donana (Debatedora)

Educadora popular, agricultora, artesã, sambadeira, contadora de histórias, compositora e poetisa. Mãe Donana é guardiã do Terreiro Inter-religioso de Matriz Africana Kingongo do Quilombo Quingoma.

Marcelino Galo (Debatedor)

Engenheiro Agrônomo, foi superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) durante o primeiro mandato do presidente Lula. Atualmente, é superintende da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Eduardo Mattedi (Mediador)

Eduardo Mattedi Werneck é educador, gestor e ambientalista, graduado em Ciências Sociais e mestrando no PPGAC/UFBA.

Associação dos Remanescentes do Quilombo Rio dos Macacos (Debatedor)

Representante da Associação dos Remanescentes do Quilombo Rio dos Macacos