Mostra Ecofalante Bahia

O Futuro da Energia

Eliminar nossa dependência dos combustíveis fósseis e efetuar a transição para as energias renováveis são ações urgentes, mas essas iniciativas não dão conta da complexidade das questões que envolvem esse tema crucial. Há muitos outros aspectos sociais e econômicos a serem levados em conta. Esses e outros desafios serão discutidos no debate "O Futuro da Energia". Na sessão imediatamente antes ao debate, exibiremos o filme britânico inédito "A Máquina do Petróleo*".

O DEBATE acontecerá na terça-feira, 18 de abril, às 20h00, na Sala Walter da Silveira.

Para saber mais sobre a programação da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram).

*"A Máquina do Petróleo" será exibido na sessão anterior ao debate, às 18h30. Convidamos os espectadores a permanecerem na sala para assistirem ao debate. Outro filme que trata da corrida por novas fontes de energia, "Deep Rising: A Última Fronteira" será exibido às 16h45.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Guiomar Germani (Debatedora)

Pesquisdora do CNPq e líder do Grupo de Pesquisa GeografAR. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (1975), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Geografia pela Universidad de Barcelona (1993). Atualmente é professora aposentada e vinculada ao corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Fernando Pessoa (Debatedor)

Engenheiro químico, é Professor Titular do Centro Universitário SENAI-CIMATEC. Trabalhou na Universidade Federal da Bahia como pesquisador (4 anos), no Polo Petroquímico Camaçari - Bahia (6 anos) e na Escola de Química da UFRJ por 25 anos, onde chegou a Professor Titular. Foi agraciado como Cientista de Nosso Estado (FAPERJ/RJ) e Pesquisador 1 (CNPq).

Renan Andrade (Debatedor)

Ativista e gestor ambiental, atualmente é coordenador de planejamento estratégico na 350.org Brasil. Atuou na elaboração de projetos sustentáveis junto a comunidades rurais em risco socioambiental no médio norte matogrossense e no planejamento estratégico de programas e projetos socioambientais em diversas regiões do Brasil.

Eduardo Mattedi (Mediador)

Eduardo Mattedi Werneck é educador, gestor e ambientalista, graduado em Ciências Sociais e mestrando no PPGAC/UFBA.