O Concurso Curta Ecofalante é um estímulo à produção audiovisual brasileira, incentivando aqueles que estão no início de suas carreiras. Apresentamos uma seleção criteriosa de filmes universitários, de alunos de escolas técnicas e de cursos livres de cinema. Os filmes concorrem a Melhor Curta Ecofalante - com prêmio de R$ 3.000,00 e Melhor Filme pelo Público.


Concurso Curta Ecofalante

Um Estímulo a Jovens Realizadores

Este ano, foram selecionados 13 curtas das cinco regiões do país, incluindo os estados de Alagoas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Júri

Nádia Mangolini

Trabalha com audiovisual há 12 anos. Colaborou na produção de diversos longas, curtas-metragens e séries de TV. Nos últimos anos, focou sua carreira no desenvolvimento de projetos de animação, como roteirista, produtora executiva e coordenadora de produção. Produziu o curta Quando os Dias Eram Eternos, que recebeu o prêmio de melhor curta no Festival de Brasília de 2016. Torre, seu primeiro filme como diretora, estreou em 2017 e foi exibido e premiado em mais de 30 festivais nacionais e internacionais.

Pedro Guimarães

Doutor em Cinema e Audiovisual (Sorbonne Nouvelle - Paris 3), professor do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Unicamp) e autor do livro Helena Ignez, actrice expérimentale (ACCRA/Université de Strasbourg, 2018).

Thiago Mendonça

Diretor e roteirista. Formado em Ciências Sociais, é mestrando em Meios e Processos Audiovisuais pela USP. Entre seus filmes estão os premiados curtas Minami em Close-up, A Guerra dos Gibis, Piove, Il Film di Pio, O Canto da Lona, Entremundo e Procura-se Irenice e os longas-metragens Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança e Um Filme de Cinema. Foi editor da revista Zagaia e escreveu sobre cinema e música em diversas revistas e jornais. É roteirista de importantes diretores da nova geração, com destaque para sua parceria com Adirley Queirós. Atualmente, finaliza seu terceiro longa-metragem ficcional, Curtas Jornadas Noite Adentro.