Semana do Meio Ambiente

Amazônia e os Futuros Possíveis

Encerrando o ciclo de debates, o evento “Amazônia e os Futuros Possíveis” propõe uma conversa sobre o  documentário "BR Acima de Tudo", que retrata a diversidade socioambiental em uma das partes mais preservadas da floresta brasileira, e as perspectivas da chegada de uma rodovia na região.

O documentário de 2021, dirigido por Fred Rahal Mauro, estreia na Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia na quarta-feira, 2 de junho, às 21h00, e fica até o fim da programação - meia noite de quarta-feira, 9 de junho.


SOBRE O DEBATE:

Na quarta-feira, 9 de junho, às 19h00 (horário de Brasília), nossos convidados falam sobre “Amazônia e os Futuros Possíveis".

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Fred Rahal (Convidado)

Documentarista forjado no cinema de guerrilha, especializado em pensar e realizar filmes de não ficção de cunho socioambiental. Montador do filme Sob a pata do boi de Marcio Isensee e diretor dos documentários O Silêncio é uma Prece (2020), BR Acima de Tudo (2021), Parceiros da Floresta (2022) e Escute: A Terra Foi Rasgada (2023).

Daniel Souza (Convidado)

Daniel Souza é uma liderança da Terra Quilombola Erepecuru e coordenador do conselho diretor da Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará (Malungo).

Daniela Chiaretti (Mediadora)

Daniela Chiaretti é repórter especial de Ambiente do Valor Econômico desde 2005 e tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas. Foi editora-chefe da revista "Marie Claire" e trabalhou na "Gazeta Mercantil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "UOL". Ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental em 2011 com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010. Em 2019, o governo francês lhe concedeu o título de "Chevalier" da Ordem Nacional do Mérito.

Angela Kaxuyana (Convidada)

Angela Amanakwa Kaxuyana é uma líder indígena da Amazônia brasileira, do povo Kahyana da Terra Indígena Kaxuyana Tunayana, localizada no extremo norte do estado do Pará, na fronteira do Brasil com o Suriname. É integrante da coordenação executiva da Coordenação das Organizações dos Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), organização base da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Fernanda Wenzel (Convidada)

Fernanda Wenzel é jornalista freelancer especializada em meio ambiente e Amazônia. Suas reportagens já foram publicadas por veículos nacionais e internacionais como ((o))eco, Revista piauí, Mongabay, BBC Brasil, CNN Internacional, Agência Pública, The Intercept Brasil, Valor Econômica e Folha de São Paulo. É bolsista do Rainforest Journalism Fund e idealizadora e roteirista do documentário BR Acima de Tudo.