Escute: A Terra Foi Rasgada

Listen: The Land Was Torn
Brasil, 2023, 88'
Cassandra Mello, Fred Rahal

A partir do universo de três povos indígenas pressionados pela destruição causada pelo garimpo, o filme propõe uma aproximação do pensamento dos Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó), na formação de uma aliança histórica em defesa dos territórios. É, portanto, uma narrativa sobre resistência e resiliência, na figura de uma união inédita que firma a manutenção de seus territórios físicos e subjetivos. Para além da destruição causada pelo garimpo, este é um filme sobre a impossibilidade de separação entre a existência indígena e o seu território.

Direção

Cassandra Mello, Fred Rahal

Produção

Bruno Weis, Luísa Molina e Roberto Almeida

Roteiro

Camila Mouri

Fotografia

Cassandra Melo, Fred Rahal

Edição

Fred Rahal, Cassandra Mello, Cecília Engels

Horários Disponíveis

11/06/2024 | 18:00
RJ - Cine Arte UFF

Assista ao trailer

  • TER 11/06/2024 18:00 RJ - Cine Arte UFF - ver no mapa

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Vida Terrestre