16 de agosto de 2022

Mostra Ecofalante de Cinema realiza itinerância em Lorena

De 16 a 26 de agosto, festival acontece de forma gratuita em 5 instituições de ensino da cidade

Entre os dias 16 e 26 de agosto, a cidade de Lorena receberá a itinerância da 11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais. Totalmente gratuita, a programação contará com exibições de 23 filmes, incluindo obras premiadas em festivais nacionais e internacionais. Todas as sessões serão seguidas de debates sobre temas da atualidade.

As atividades acontecem em cinco instituições de ensino da cidade: Unifatea, Unisal, USP Lorena, SESI e Etec Padre Carlos Leôncio da Silva.

Um dos destaques da programação é “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estêvão Ciavatta, que foi vencedor do prêmio One World Media Awards na categoria Impacto Ambiental. O documentário focaliza índios e ribeirinhos que, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a Floresta Amazônica.

“Amazônia Sociedade Anônima”

O documentário “A Bolsa ou a Vida”, de Silvio Tendler, também integra a programação. Vencedor do prêmio de Melhor Filme pelo Público na 10ª edição da Mostra Ecofalante, o filme busca refletir sobre qual é o modelo de sociedade em que queremos viver, trazendo entrevistas com personalidades conhecidas do mundo artístico/cultural e com cidadãos comuns, que sentem na pele as dificuldades impostas pelo caos social.

Mata”, de Fábio Nascimento e Ingrid Fadnes, ganhou o Prêmio do Público da Competição Latino-Americana, também na 10ª edição da Mostra Ecofalante. O documentário retrata um agricultor e uma comunidade indígena que se posicionam como resistência e revelam o impacto da monocultura no meio ambiente, em contraste com os modos de vida tradicionais.

“Mata”

Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival do Rio, “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, retrata o movimento de ocupações nos shoppings que escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social. O filme acompanha a vida e as lembranças de três personagens negras que participaram destas ocupações e enfrentaram situações traumáticas de racismo.

Dirigido pela premiada diretora Cosima Dannoritzer, “Ladrões do Tempo” é uma coprodução Espanha/França que investiga como o tempo se tornou uma nova fonte cobiçada. A obra ouve especialistas para revelar o quanto a monetização do tempo, por um sistema econômico agora predominante, afeta a vida cotidiana. 

“Rolê – Histórias dos Rolezinhos”

BR Acima de Tudo”, filme de Fred Rahal Mauro que estreou na Mostra Ecofalante em 2021, trata dos impactos da possível expansão da rodovia BR-163, cujo traçado corta a floresta amazônica em direção à fronteira com o Suriname, projeto gestado durante a ditadura civil-militar (1964-1985). 

Para o público infanto-juvenil, as atrações incluem duas animações. “Zarafa”, de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, traz a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. Já “Animais Unidos Jamais Serão Vencidos”, de Reinhard Klooss e Holger Tappe, retrata um grupo de animais que sofre com a falta de água em uma savana africana.

O evento faz parte da Mostra Ecofalante de Cinema, cuja 11ª edição acontece este ano entre 27 de julho e 17 de agosto. Realizado anualmente desde 2012, o festival contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates gratuitos, a Mostra ampliou e definiu novos parâmetros para este tipo de iniciativa, colocando em discussão – além de biodiversidade, emergência climática, contaminação e povos originários – temas relacionados à vida nas cidades, ativismo, alimentação, consumo, economia, trabalho e saúde.

Foto: Fred Rahal Mauro

“Reforçando o compromisso de promover o desenvolvimento social através da cultura e educação, a Valgroup tem mais uma vez o orgulho de patrocinar a Mostra Ecofalante, que traz para Lorena, cidade em que a Valgroup foi fundada e onde apoia diversos projetos, a 11ª edição do mais importante evento audiovisual sul-americano de temáticas socioambientais”, afirma Eduardo Berkovitz, Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup. “Participar desta Mostra que une a sustentabilidade, a cultura e a educação vai ao encontro do nosso propósito de elevar a qualidade de vida por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens, otimizando recursos e apoiando a economia circular para os plásticos.”

A itinerância da 11ª Mostra Ecofalante em Lorena é patrocinada pela Valgroup. Tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lorena, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Esportes, Secretaria de Comunicação Social e Lazer, Secretaria de Trânsito e Transporte, da GCM – Guarda Civil Municipal e da Diretoria de Ensino – Região de Guaratinguetá. É uma produção da Doc & Outras Coisas e coprodução da Química Cultural. A realização é da Ecofalante.

A programação completa do evento pode ser acessada pelo link https://ecofalante.org.br/programacao?cidade=Lorena

Serviço

11ª Mostra Ecofalante de Cinema – Itinerância Lorena
www.ecofalante.org.br
16 a 26 de agosto
Entrada gratuita

Locais:
Unifatea – Av. Dr. Peixoto de Castro, 539 – Vila Celeste, Lorena – SP, 12606-580
Unisal – R. Dom Bôsco, 284 – Centro, Lorena – SP, 12600-100
EEL/USP – Estrada Municipal do Campinho, s/n – Pte. Nova, Lorena – SP, 12602-810
SESI – Av. Epitácio Santiago, 1000 – Centro, Lorena – SP, 12601-080
Etec Padre Carlos Leôncio da Silva – Avenida Doutor Epitácio Santiago,199 – Centro, Lorena – SP, 12600-530