12 de agosto de 2020

A Sociedade Que Estabeleceu a Transparência Extrema – Por Gabriela Yamaguchi

Texto sobre os filmes da temática Consumo do Panorama Internacional Contemporâneo

Por Gabriela Yamaguchi*

A imagem da curva de contágio da Covid-19 se tornou comum ao olhar do mundo. Em todas as línguas, em todos os países, esperou-se o período “platô” e que ele caminhasse para a queda. Um discurso de que tudo isso vai passar, porque “isso” tem um começo e um fim.

A seleção na temática Consumo do Panorama Internacional Contemporâneo da 9ª Mostra Ecofalante descortina a racionalidade por trás da curva. Os quatro documentários rasgam a sua frieza e expandem em raízes as conexões das histórias das vidas representadas por ela para muito antes do início do contágio.

Impossível não conectar a injustiça social que faz hoje as comunidades mais fragilizadas – negras, periféricas urbanas, tradicionais e ribeirinhas, de povos indígenas e de pequenos agricultores – no Brasil e no mundo serem as mais afetadas pela Covid-19 à exploração insustentável dos recursos que gerou concentração de terras, de poder político e econômico. E esse é um dos retratos da covardia político-produtiva comuns aos longas-metragens O Custo do Vício Digital (EUA, 2016), de Sue Williams, O Fim da Carne (Alemanha, 2017), de Marc Pierschel, Superalimentos (Canadá, 2018), de Ann Shin, e Beleza Tóxica (Canadá, 2019), de Phyllis Ellis, inédito no Brasil.

“O Fim da Carne”, de Marc Pierschel

Ao escrever este texto, fecho os olhos para chorar novamente e sentir a falta de ar, a dor no peito diante do intolerável em cada um dos filmes. Reconhecemos que compartilhamos com os territórios apresentados condições degradantes de produção que violam os direitos de bem-estar dos trabalhadores – na sua maioria camponeses e agricultores – e causam a contaminação de pessoas e natureza.

O Fim da Carne parte das evidências já consolidadas dos impactos negativos da produção e consumo de carne tanto na saúde das pessoas quanto na crise de degradação ambiental e emissões de carbono. E se propõe a explorar as possibilidades da mudança radical de um mundo sem ela.

A expansão da produção de carne nos Estados Unidos foi marcada pela invasão de terras de povos indígenas. E quem décadas depois é empregado para trabalhar nos distantes abatedouros são agricultores da área rural. Como em outros setores nos quais o consumo excessivo foi estimulado, campanhas desassociaram a morte dos animais à carne que chega aos nossos pratos. A adoção da palavra bife, do francês de origem latina, ajudou. Não é carne, é bife. Não é morte, é abate.

Além dos impactos ambientais, Pierschel parte do tema dos maus-tratos aos animais na produção de carne e derivados de leite e explora o debate sobre o direito dos animais a uma vida digna e a serem legalmente defendidos. Nos caminhos possíveis de abandonar a produção baseada na crueldade animal, que causa desmatamento, invasões de terras, emissões e uso de recursos como água e energia, a tecnologia apresenta algumas alternativas. Mas mesmo os autores das carnes de laboratório reconhecem: se estivermos realmente comprometidos com a redução do impacto da produção da carne, não existe nenhuma solução melhor do que as proteínas de origem vegetal. 

No mínimo, precisamos reduzir, como os que adotam um estilo de vida flexitarianista (pessoas que reduzem o consumo de produtos animais). E esse caminho não está muito longe da nossa realidade. Um produtor americano de hambúrguer vegetal presente no mercado brasileiro afirmou no final de julho que espera igualar o custo das opções veganas, ainda caras, ao preço da proteína animal até 2024.

“O Custo do Vício Digital”, de Sue Williams

Se começamos a imaginar nossa vida sem carne, será que conseguimos ter uma vida sem celular? Em O Custo do Vício Digital conhecemos a origem da produção dos primeiros computadores pessoais nos Estados Unidos. Todo o cuidado de proteção não era com a exposição das pessoas aos componentes químicos contaminantes da época. Era com os objetos sendo produzidos.

Foram décadas de descarte sem tratamento dos resíduos em rios e terras, contaminando águas subterrâneas do entorno das fábricas, prejudicando cidades inteiras. Nos 300 anos em que se estima “limpar” um território, ninguém vivo hoje estará lá para saber se é verdade.

Depois dos processos de responsabilização por contaminação e morte nas cortes dos Estados Unidos chegarem a valores e penas custosos demais, essa produção irresponsável foi simplesmente transferida para a Ásia. O cenário escala e piora. Os trabalhadores que aceitam trabalhar nessas condições degradantes, sem pausa e em turnos sem fim, são, novamente, camponeses mais pobres.

Essas empresas não foram responsabilizadas pela pegada química (chemical footprint) de seus contaminantes. Metais como cobre, cianeto e solventes poluíram as águas dos rios que abastecem as cidades na China, e a corrupção frauda a fiscalização. E essa responsabilidade é também das marcas que chegam às mãos dos consumidores.

A terceirização do trabalho (e das responsabilidades) como estratégia de negócios, mostrada na cadeia de computadores e celulares, corrobora a prática de levar para longe dos olhos e da consciência da sociedade a imagem vil da sua produção. Assim como os abatedouros são distantes das cidades, as fábricas estão em outro continente. O que os sentidos não sofrem não existe.

E a demanda só cresce. Em meio à pandemia, no Brasil, as vendas de celulares cresceram 9% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo estudo de uma plataforma de venda de usados e novos. E na ponta, o e-lixo cresce igual.

Em julho, o estudo The Global E-waste Monitor 2020, colaboração entre a Universidade das Nações Unidas e várias outras organizações, indicou que nos últimos 5 anos houve um crescimento global de 21% de lixo eletrônico. Em 2019, foram 53 milhões de toneladas no ano, compostos por itens como celulares, computadores, geladeiras e células fotovoltaicas. Desse total, somente 17,4% foram reciclados. “Isso significa que ouro, prata, cobre, platina e outros materiais recuperáveis ​​de alto valor avaliados conservadoramente em 57 bilhões de dólares foram em sua maioria descartados ou queimados em vez de coletados para tratamento e reutilização”, contabiliza o estudo.

O Brasil é citado por ter pelo menos um marco legal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que completou uma década. Só agora, estabeleceu-se a meta de sair das atuais centenas para 5 mil pontos de coleta e destinação de lixo eletroeletrônico, em 400 cidades, até 2025.

Metade dos municípios brasileiros (49,9%) ainda despeja resíduos em lixões – depósitos irregulares e ilegais. 17,8 milhões de brasileiros não têm coleta de lixo nas casas e apenas 3,85% dos resíduos são reciclados. Recém lançado agora, em agosto, o 5º Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) em parceria com a consultoria PwC Brasil confirma a estagnação em que estamos no setor.

“Superalimentos”, de Ann Shin

Em Superalimentos, a diretora canadense explora como os superalimentos que viraram moda no mercado global com o poder nutritivo temperado por narrativas de ancestralidade impactam as comunidades onde eles se originaram. O caso mais emblemático, o cultivo da quinua na Bolívia, mostra o desequilíbrio causado pela queda pela metade do preço do grão em cinco anos, de 2013 – quando foi eleito alimento do ano pelas Nações Unidas – a 2018. Todo o mundo, inclusive o Brasil, passou a produzi-lo.

No contraponto, o teff, na Etiópia, foi preservado nos primeiros anos como produto soberano do país. A conexão afetiva da família Enedeg com o alimento se completa. Hoje, a Bolívia está se reconectando com o cultivo da quinua para subsistência e com o cultivo orgânico da quinua real.

Mesmo quando uma comunidade consegue preservar sua cultura, é impossível se isolar das consequências da pressão do mercado. É o que o documentário mostra nas ilhas Haida Gwaii, no Canadá, onde o consumo tradicional de salmão foi protegido da sobrepesca e da aquacultura por leis locais. Mas ainda está ameaçado pelas águas vizinhas, onde tais práticas acontecem intensivamente.

Presente em todo o roteiro do documentário, a comunidade de agricultores extrativistas de coco de San Roque (San Roque Farmers Association – SRFA), nas Filipinas, foi beneficiada pelo apoio de uma iniciativa de comércio justo. Mas também enfrenta uma disputa de terras: uma história que conhecemos bem no Brasil, como grilagem. Uma família local requereu ao governo a posse da área onde vivia a comunidade para vendê-la e transformá-la num resort e centro comercial. As Filipinas são o maior exportador de coco do mundo, com a maior parte da produção nas mãos de 3,5 mil pequenos agricultores. Hoje eles estão sofrendo com a concorrência da produção extensiva de óleo de palma por grandes corporações no país.

“Beleza Tóxica”, de Phyllis Ellis

Produzir rápido, ao menor custo. Assistir ao inédito Beleza Tóxica é sentir o relógio tocando de madrugada. A diretora Phyllis Ellis conta que, quando soube pelos jornais sobre o processo que condenou o grupo farmacêutico Johnson & Johnson em 2018, se viu no grupo de risco. Por mais de quinze anos, como atleta olímpica de hóquei, ela usou o talco para bebês da marca.

Em junho, o tribunal de apelações do Missouri, nos Estados Unidos, confirmou o veredicto que determinou que o talco vendido pela empresa provoca câncer de ovário e a condenou a pagar 2,1 bilhões de dólares em danos. A história a motivou a investigar outras contaminações por componentes químicos em produtos de cuidado pessoal e beleza, como a contaminação por parabenos usados como conservantes em cremes, xampus e cremes de barbear.

Ellis se deparou com décadas de estudos epidemiológicos do Dr. Daniel Cramer, da Universidade de Harvard, sobre como o uso de talco (à base de sílica e magnésio, que, assim, pode conter amianto) estava associado ao câncer de ovário. O corpo acumula ao longo dos anos toda essa carga. Sem aviso, sem saber da pegada química do produto.

A maior crítica ao setor que permite que isso aconteça é a autorregulação. Os produtos são primeiro lançados, e, se houver algum problema, as empresas são notificadas. Na guerra de narrativas, há a fabricação da incerteza em relação aos estudos e pesquisas que comprovam a fatalidade desses contaminantes e seu uso.

Finalmente, em 2020, testes realizados pela agência americana FDA (Food and Drug Administration) atestaram que o ingrediente cancerígeno amianto foi encontrado em produtos como sombras, blush e corretivos, além do próprio talco da J&J. 

Do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, citado pela organização Silent Spring, que a homenageou em Beleza Tóxica, à atuação do ambientalista Ma Jun, do Instituto de Assuntos Públicos e Ambientais (IPE) da China, que aparece em O Custo do Vício Digital, o comportamento de pessoas, como você e eu, no que chamamos de sociedade civil organizada, tem papel crucial. Cidadãs e cidadãos, as ONGS, os ativistas, artistas, cientistas e jornalistas, hoje alvos dos ataques de governos, apoiam e trabalham com movimentos locais na construção de soluções.

O extremo a que chegamos com a pandemia global, sob governos responsáveis por torná-la um genocídio das populações mais fragilizadas, escancara que somos nós a sociedade que precisa ter a coragem de estabelecer a transparência extrema como acordo social.

Transparência extrema e responsabilização. Uma sociedade em que empresas como a J&J e a Vale não poderão ocultar que sabiam há décadas que havia risco de cancerígenos em seu produto ou que as barragens tinham prazo para romper. Em que cada passo dos governos seja conhecido e inclua participação da sociedade.

O geógrafo Milton Santos acreditava que era preciso “deslocar a centralidade do dinheiro em estado puro para o homem” para organizar uma outra lógica econômica capaz de abarcar a maior parte da população. “O homem sendo residual, o território, o Estado-nação e a ideia de solidariedade social também se tornam residuais” (in Teoria & Debate, abril de 1999).

É nosso papel sermos solidários. Com quem está ao nosso lado, com a vida dos animais e ecossistemas de que dependemos. Que haja a ética pelo direito à vida, e não pelo lucro de poucos. Para isso, precisamos sentir para agir. Que da covardia, que gerou a crise e a curva da Covid-19, sejamos ciência, coragem e cuidado.

* No Brasil, oito santuários que atuam no resgate e cuidados a animais – silvestres, domésticos e resgatados de fazendas e abatedouros – se uniram no coletivo Santuários do Brasil e lançaram uma campanha de arrecadação coletiva. Se puder, contribua.

* A ONG Proteção Animal Mundial reúne adesões a uma petição para exigir do G20 em novembro um plano para acabar com o comércio global de animais silvestres. Conheça e assine.

*GABRIELA YAMAGUCHI é jornalista pela USP – Universidade de São Paulo, com 25 anos de experiência em Mídias Digitais, Gerência de Projetos e Comunicação para a Sustentabilidade. Na Editora Abril, atuou na Superinteressante e no movimento Planeta Sustentável. No Instituto Akatu, gerenciou campanhas de mobilização e projetos corporativos em Consumo Consciente e Produção Sustentável. Foi Head of Media and Communications no Laboratório de Mudanças Climáticas da Purpose Brasil e desde 2017 é Diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.