Amor, Mulheres e Flores

Love, Women and Flowers
Classificação indicativa: 12 anos
Colômbia, 1984, 52'
Marta Rodriguez, Jorge Silva

Qual é o custo da beleza? Na década de 80, a indústria da floricultura estava em franca expansão na Colômbia e era aclamada internacionalmente. Porém, por trás da imagem idílica da abundância, a realidade é diferente. O documentário Amor, Mulheres e Flores, dirigido por Marta Rodriguez e Jorge Silva, denuncia o uso de agrotóxicos nos campos floridos da savana colombiana e as condições de trabalho da mão de obra majoritariamente feminina. Partindo de uma abordagem antropológica, o filme recolhe durante cinco anos os testemunhos dos trabalhadores e acompanha-os no seu cotidiano. Um filme pioneiro sobre emancipação, dignidade e luta pelo meio ambiente.

*Bate-papo com Lucia Monteiro (pesquisadora e crítica de cinema) na sessão do dia 03/08 das 15:00 no Reserva Cultural, Sala 3

Direção

Marta Rodriguez, Jorge Silva

Produção

Antonella Ibba

Fotografia

Jorge Silva, Juan José Bajaranoy, Jorge Ardila

Edição

Jorge Echeverry, Esther Ronay, Marta Rodríguez, Lucas Silva

Horários Disponíveis

03/08/2024 | 15:00
Reserva Cultural, Sala 3

10/08/2024 | 19:00
CCSP - Sala Lima Barreto

Assista ao trailer

  • SáB 03/08/2024 15:00 Reserva Cultural, Sala 3
  • SáB 10/08/2024 19:00 CCSP - Sala Lima Barreto

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Igualdade de Gênero

Paz, Justiça e Instituições Eficazes