Debates

O fenômeno da uberização

No dia 13 de março, sexta-feira, haverá um debate após a exibição do filme “GIG - A Uberização do Trabalho” (Brasil, 2019, 60’), com Bruno Durães e Graça Druck, integrantes do Centro de Estudos e Pesquisas e Humanidades (CRH/UFBa). O documentário, que venceu o Prêmio do Público na 8ª Mostra Ecofalante, aborda o crescimento do trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais. Conhecido como “gig economy” ou “uberização”, esse fenômeno vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho.

Bruno Durães

Sociólogo, Professor de Sociologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutor em Ciências Sociais (Unicamp- 2011), com Mestrado em Sociologia (Unicamp-2006), licenciado em Ciências Sociais (2003) e Bacharel em Sociologia(2004) pela Universidade Federal da Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisador vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH) da UFBA. Desenvolve pesquisa sobre novas formas de trabalho na contemporaneidade e sobre informalidade.

Graça Druck

Graça Druck é professora titular do Programa de Pós-graduação em C. Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA). É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH/UFBA) e do CNPq. É autora de Terceirização: (des)fordizando a fábrica – um estudo do complexo petroquímico da Bahia (Ed. Boitempo/Edufba) e coautora de A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização (Ed. Boitempo).