Trabalho

Aceleração da Precarização e Sinais de Resistência

Este ano, a seleção da programação temática de Trabalho traz leituras diferentes do mundo do trabalho. Nas palavras do sociólogo Ricardo Festi, que escreveu sobre a programação no texto para o catálogo, os filmes selecionados “abordam diferentes realidades e perspectivas sobre as condições de trabalho e sua exploração por parte do capital, assim como suas múltiplas formas de resistências.”

O documentário francês Botando pra Quebrar nos coloca no meio de uma revolta de um grupo de operários franceses, que se erguem contra a decisão por parte da direção de demitir boa parte dos trabalhadores de uma planta.

O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 de sexta-feira, 28 de agosto, até as 15h00 de segunda-feira, 31 de agosto.

O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, das 15h00 de quarta-feira, 9 de setembro até as 15h00 de sexta-feira, 11 de setembro) e se dá a partir de um simples cadastro ao clicar no player na parte inferior da página do filme.

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui.


SOBRE O DEBATE:

No sábado 29 de agosto, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “Aceleração da Precarização e Sinais de Resistência”.

Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo. Já é possível ativar o lembrete da live do debate aqui (YouTube) e aqui (Facebook).

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:



Vanessa Patriota (Debatedora)

Doutoranda em Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica, Vanessa Patriota é procuradora do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco. É integrante do Grupo de Trabalho de Pesquisa Trabalho Digital.

Carlos Juliano Barros (Mediador)

Jornalista e mestre em Geografia pela USP. Colaborador de diversas publicações, como Folha de S. Paulo, BBC Brasil e Rolling Stone, é um dos fundadores da Repórter Brasil, referência nacional no combate ao trabalho escravo e na promoção do trabalho decente. Dirigiu os documentários Carne Osso - O Trabalho em Frigoríficos, Entre os Homens de Bem, Cartas para um Ladrão de Livros e GIG - A Uberização do Trabalho.

Tulio Custódio (Debatedor)

Tulio Custódio é sociólogo e curador de conhecimento na Inesplorato. Pesquisa sobre racionalidade capitalista e subjetividade dos trabalhadores freelancers, além de temas vinculados à questão racial e masculinidades.

Ludmila Costhek Abílio (Debatedora)

Ludmila Costhek Abílio é socióloga pela USP e Doutora em Ciência Sociais pela Unicamp. Atualmente é pesquisadora do CESIT (Unicamp), onde realiza seu segundo pós-doutorado, investigando a uberização do trabalho no Brasil. Colabora neste Projeto de Pesquisa no IEA/USP.