2. Retrospectiva Sarah Maldoror

O Cinema Decolonial de Sarah Maldoror

CLIQUE AQUI PARA VER A ENTREVISTA EXCLUSIVA COM ANNOUCHKA DE ANDRADE, FILHA DE SARAH MALDOROR.

Por meio de seus filmes, Sarah Maldoror (1929-2020) procurou revolver o status quo cinematográfico, contestando a visão de mundo eurocêntrica que sempre foi hegemônica nesse domínio. Assim, ela foi buscar a história e as tradições de povos africanos e da América Central, populações subjugadas, sobre quem recaiu o reverso da civilização, para retratá-los e dar-lhes voz.

No sábado, 6 de agosto, vai acontecer, no quadro da Retrospectiva Histórica da Sarah Maldoror, o debate "O Cinema Decolonial de Sarah Maldoror" às 17h30, na Cinemateca Brasileira.

Para falar desse cinema que reenquadra a perspectiva hegemônica e propõe uma descolonização do olhar, além do público presente, contaremos com as seguintes convidadas no debate:
Flavia Guerra (Mediadora)

É documentarista e jornalista. Editora do TelaTela (@telatelablog), especializado em cinema e TV; apresenta o podcast “Plano Geral”, com Thiago Stivaletti; é colunista de cinema da @radiobandnewsfm e tem vasta experiência na cobertura de grandes festivais de cinema.

Lúcia Monteiro (Debatedora)

Lúcia Monteiro é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Estudos Cinematográficos pela Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP e na Universidade Grenoble Alpes, com auxílio Fapesp. Atua também como crítica e curadora.

Mariana Queen Nwabasili (Debatedora)

Mariana Queen Nwabasili é jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, onde também se graduou em jornalismo. Entre 2020 e 2022, como bolsista do Projeto Paradiso, realizou máster em Curadoria Cinematográfica na Elías Querejeta Zine Eskola, na Espanha. Participou da 10ª edição do Critics Academy do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, em 2021. Foi curadora, selecionadora ou jurada da 23ª edição do FestCurtasBH, do Cabíria Festival Audiovisual 2022 e das 29ª e 31ª edições do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Pesquisa representações e recepções vinculadas a raça, gênero, classe e colonialidade na história do cinema. Tece análises críticas sobre teatro e cinema.

Karla Bessa (Debatedora)

Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU e Professora do Programa de Multimeios- IA/Unicamp, coordena o CinePagu. Faz parte da Comissão Executiva da Rede Nacional Caleidoscópio (Rede de Pesquisas Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Transdisciplinares e Decoloniais).