O Cinema Decolonial de Sarah Maldoror
No sábado, 6 de agosto, vai acontecer, no quadro da Retrospectiva Histórica da Sarah Maldoror, o debate "O Cinema Decolonial de Sarah Maldoror" às 17h30, na Cinemateca Brasileira.
Para falar desse cinema que reenquadra a perspectiva hegemônica e propõe uma descolonização do olhar, além do público presente, contaremos com as seguintes convidadas no debate:
Jornalista com mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths - University of London, como bolsista do Chevening Scholarship Program. Atua como documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema. É editora do Plano Geral, videocast disponível no Splash UOL, colunista de cinema na Rádio Band News FM e no Splash UOL. Possui extensa experiência cobrindo festivais internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo, UOL, Canal Brasil, CNN Brasil e Band News TV. É vice-presidente da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e votante do Globo de Ouro.
Lúcia Monteiro é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Estudos Cinematográficos pela Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pesquisa de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP e na Universidade Grenoble Alpes, com auxílio Fapesp. Atua também como crítica e curadora.
Mariana Queen Nwabasili é jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, onde também se graduou em jornalismo. Entre 2020 e 2022, como bolsista do Projeto Paradiso, realizou máster em Curadoria Cinematográfica na Elías Querejeta Zine Eskola, na Espanha. Participou da 10ª edição do Critics Academy do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, em 2021. Foi curadora, selecionadora ou jurada da 23ª edição do FestCurtasBH, do Cabíria Festival Audiovisual 2022 e das 29ª e 31ª edições do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Pesquisa representações e recepções vinculadas a raça, gênero, classe e colonialidade na história do cinema. Tece análises críticas sobre teatro e cinema.
Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU e
Professora do Programa de Multimeios- IA/Unicamp, coordena o CinePagu.
Faz parte da Comissão Executiva da Rede Nacional Caleidoscópio (Rede de
Pesquisas Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Transdisciplinares
e Decoloniais).