Comunidades Pesqueiras em Risco: Sobrepesca, Empreendimentos e Aquecimento Global
A temática Povos & Lugares é a mais tradicional da Mostra
Ecofalante. Presente em todas as edições do evento, ela nos revela
olhares para a alteridade e reflexos de nossa realidade em outros
universos.
Morning Star, raro filme de Madagascar, retrata a resiliência de uma comunidade de pescadores que ao entender que seu próprio modo de vida está em perigo, se mobiliza, com cantos e reivindicações, para impedir a instalação de uma mineradora na região.
O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 de Sábado, 28 de agosto, até as 15h00 de terça-feira, 31 de agosto.
O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, das 15h00 de segunda-feira, 6 de setembro até as 15h00 de quarta-feira, 8 de setembro). O botão ASSISTIR AO FILME surgirá na página do filme quando estiver disponível.
Para saber mais sobre a programação, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e baixe o folder interativo aqui.
SOBRE O DEBATE:
No sábado 28 de agosto, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “Comunidades Pesqueiras em Risco: Sobrepesca, Empreendimentos e Aquecimento Global”.
Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (canal YouTube da Mostra Ecofalante).
Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Professora em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem trabalhado em vários temas da ecologia marinha, incluindo ecologia de populações, especialmente de recursos pesqueiros, recifes de coral e ecossistemas associados, pesca artesanal e conservação. É mergulhadora e uma das fundadoras do Meros do Brasil. Atualmente coordena o Reef Check Brasil e o Programa Ecológico de Longa Duração no Sitio TAMS, em Tamandaré, Pernambuco, ande trabalha e coexiste há mais de 20 anos. Acredita na ecologia integral, e que precisamos cuidar da nossa casa.
Carlos Alberto "Carlinhos" Pinto dos Santos é pescador e morador da RESEX de Canavieiras (Bahia), extrativista costeiro e marinho. É liderança da CONFREM Brasil (Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas,
Povos e Comunidades Tradicionais Extrativistas Costeiras e Marinha), representante dos Extrativistas Costeiros e Marinhos no Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e membro da Rede de Povos e Comunidades Tradicionais.
Ana Paula Prates é engenheira de Pesca, Doutora em Ecologia e Pós-doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Trabalha a mais de 27 anos com políticas públicas para a conservação da biodiversidade costeira e marinha. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Biodiversidade em Unidades de Conservação – Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Conselheira da Liga das Mulheres pelo Oceano e Especialista no "Política por Inteiro" do Instituto Talanoa.
Maria José Honorato Pacheco é Assistente Social, Especialista em Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais. É Secretária Executiva dos regionais BA e SE do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). Integra também a Coalizão Negra por Direitos e a Coletiva Mahin - Organização de Mulheres Negras.