Povos & Lugares

Migrações no Século 21

A temática “Povos & Lugares” é a mais tradicional da Mostra Ecofalante. Presente em todas as edições do evento, ela nos revela olhares para a alteridade e reflexos de nossa realidade em outros universos.

Este ano, a seleção eclética dos filmes que compõem a programação de Povos & Lugares têm em comum a noção de desterro - seja ele geográfico ou afetivo. Das longínquas terras da Sibéria à ilhas da Polinésia francesa, existe um mesmo anseio por pertencimento.


O documentário Exodus , produção iraniana de Bahman Kiarostami, filho do falecido diretor Abbas Kiarostami, nos traz para dentro de um “centro de retorno” em Teerã, onde testemunhamos os depoimentos de refugiados e imigrantes ilegais afegãos e constatamos as razões que os levam a querer voltar a seu país de origem.

O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 da terça-feira, 1 de setembro, até as 15h00 de sexta-feira, 4 de setembro.

O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, das 15h00 de sexta-feira, 11 de setembro até as 15h00 do domingo, 13 de setembro) e se dá a partir de um simples cadastro ao clicar no player na parte inferior da página do filme.




SOBRE O DEBATE:



Na quarta-feira 2 de setembro, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “Migrações no Século 21”: o que impulsiona a migração contemporânea, a vulnerabilidade e invisibilidade do migrante apesar da grande contribuição tanto cultural quanto econômica.



Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo. Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (YouTube).



Para a discussão, além do público presente via a transmissão da live, contaremos com os seguintes convidados:

Patrícia Villen (Debatedora)

Patrícia Villen é pesquisadora diplomada no "Master sobre Imigração. Fenômenos Migratórios e Transformações Sociais" da Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália). Fez doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e é autora do livro (In)visíveis globais: imigração e trabalho no Brasil. São Paulo: Alameda (2018).

Karina Quintanilha (Mediadora)

Karina Quintanilha é pesquisadora-curadora do Fórum Internacional Fontié ki Kwaze - Fronteiras Cruzadas (ECA-USP), co-produtora de projetos como "Vídeo-Cartas: Conexões Migrantes". Doutoranda em Sociologia (Unicamp), tem especialização em migração e refúgio pela UNLa (Argentina) e é mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP com o tema “Migração forçada no capitalismo contemporâneo: trabalho, direitos e resistências no Brasil". Assessora jurídica no Centro de Direitos Humanos e Cidadania dos Imigrantes (CDHIC).


Prudence Kalambay (Debatedora)

Prudence Kalambay é atriz, modelo, palestrante, empreendedora, ativista de direitos humanos e Youtuber. Nasceu na República Democrática do Congo e está no Brasil há 12 anos. Radicada em São Paulo, aqui encontrou a oportunidade de refazer sua vida após ter passado por muitas adversidades ante a violação dos direitos humanos de seu país.

Paulo Daniel Farah (Debatedor)

Professor da FFLCH-USP, tem especialização em estudos de migração e refúgio, estudos árabes e islâmicos. Coordenador do Grupo de Diálogos Interculturais do IEA (Instituto de Estudos Avançados)/USP, é também Coordenador do NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) Brasil África/USP, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Diversitas em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades/USP e Diretor da Bibli-ASPA, centro de pesquisa, cultura e ações sociais voltado a imigrantes e refugiados.