Lançamento do Relatório "Yamaki ni ohotai xoa! (Nós ainda estamos sofrendo)
Integra também a programação da Mostra Ecofalante em Brasília o lançamento do relatório “Yamakɨ nɨ ohotaɨ xoa! (Nós ainda estamos sofrendo): um balanço dos primeiros meses da emergência Yanomami”, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), por Estevão Senra, que acontecerá no dia 12 de setembro (terça-feira), às 18h30, no Anfiteatro 9 da UnB (Campus Darcy Ribeiro – ICC Sul), antecedendo a sessão do filme “Escute: A Terra Foi Rasgada”, com início às 19h.
Seis meses após o governo federal decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) na Terra Indígena Yanomami, a devastação da floresta começa a desacelerar, mas os Yanomami e Ye’kwana seguem sofrendo com os efeitos do garimpo ilegal em seu território, conforme o alerta de um indígena do Papiú incluído no relatório.
Lançado por três organizações indígenas – Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME), e Urihi Associação Yanomami –, o documento usa dados e relatos dos indígenas para fazer um balanço das ações nos últimos seis meses, ressaltando o que vem dando certo e também expondo falhas nas ações, como a ausência de uma coordenação do governo federal e problemas nas áreas de saúde, proteção territorial, desintrusão e segurança alimentar. Ao final, o relatório propõe um caminho de diálogo com as comunidades e associações e conclui com uma série de propostas para fortalecer a proteção territorial e aprimorar os planos de recuperação sanitária das regiões mais afetadas.
O documento pode ser acessado na íntegra aqui.
Geógrafo com doutorado em desenvolvimento sustentável pela UnB. Tem mais de 10 anos de experiência de trabalho de campo com povos indígenas na Amazônia, em especial nos Estados de Amazonas e Roraima. Colabora desde 2013 com o Povo Yanomami em projetos de Gestão Territorial, Pesquisa Intercultural e Monitoramento Territorial.