Economia

Quando o Mercado Imobiliário Vira Uma Commodity

Este ano, os filmes da programação temática de Economia nos revelam como o sistema econômico vigente produz cada vez mais excluídos, num processo crescente e voraz de financeirização (para entender melhor o que é financeirização, leia aqui o excelente artigo que o professor Ladislau Dowbor escreveu sobre esta programação).

Em um mundo onde tudo vira mercadoria (e portanto, subitamente sujeito às flutuações da oferta e demanda), o equilíbrio necessário entre o Estado, as empresas e a sociedade civil se quebra.

Um exemplo desse desequilíbrio nos é apresentado no filme sueco Push: Ordem de Despejo, que trata da financeirização da moradia e do mercado imobiliário em geral, e do que está por trás desse processo relativamente novo.

O longa-metragem, filme da Abertura da 9ª Mostra Ecofalante, será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 20h00 da quarta-feira, 12 de agosto, até as 20h00 de domingo, 16 de agosto.

O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, das 15h00 do domingo 6 de setembro até as 15h00 da segunda-feira, 7 de setembro) e se dá a partir de um simples cadastro ao clicar no player.

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui.


SOBRE O DEBATE:

No sábado 15 de agosto, às 18h00, nossas convidadas debatem sobre o tema “Quando o Mercado Imobiliário Vira Uma Commodity”.

Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo. Já é possível ativar os lembretes da live do debate aqui (YouTube) e aqui (Facebook).

Para a discussão, contaremos com as seguintes convidadas:

Raquel Rolnik (Debatedora)

Urbanista e arquiteta, é professora titular da FAU/USP. Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (1989-92). É autora, entre outros, de "São Paulo: planejamento da desigualdade" (Fósforo editora, 2022).

Preta Ferreira (Debatedora)

Janice Ferreira, a Preta, é multiartista, comunicadora inata e de formação. É a mais velha dos oito irmãos. Na adolescência, veio da Bahia para São Paulo e, desde cedo, trabalhou para ajudar na complementação da renda familiar. Formada em publicidade, consolidou sua carreira na produção cultural. É também a autora e intérprete do single Minha Carne. Tem por missão "transformar o mundo, para o desenvolvimento cultural e econômico, a partir de pequenos grupos, com promoção da paz e justiça social", pontua. Na Ocupação 9 de Julho, Preta organiza eventos culturais e socioeducativos, desde pesquisas acadêmicas, laboratórios, oficinas, shows e ações de saúde e lazer.

Regiane Oliveira (Mediadora)

Regiane Oliveira, jornalista e historiadora. Tem mestrado em direitos humanos no Programa Erasmus Mundus, da União Europeia, com pesquisa sobre reparação em caso de trabalho análogo à escravidão no Brasil. Trabalhou na cobertura de economia e políticas públicas em veículos Gazeta Mercantil, Brasil Econômico e El País. Atualmente, atua como coordenadora de comunicação no Instituto Alana, organização socioambiental que trabalha na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.