Itinerância Brasília

Cerimônia de Abertura da Itinerância Brasília - 12ª Mostra Ecofalante de Cinema

Venham celebrar conosco a Cerimônia de Abertura da Itinerância Brasília da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema!

O evento, aberto ao público, vai acontecer no Cine Brasília, na terça-feira, 5 de setembro, às 19h00.

O filme de abertura que vai abrir a programação é Escute: A Terra Foi Rasgada (Brasil, 2023, 88'), de Cassandra Mello e Fred Rahal.

Logo após a exibição do filme, em torno das 21h30, contaremos com a presença das lideranças indígenas Davi Kopenawa, Maial Paiakan Kaiapó e Julio Ye'kwana para saber mais sobre a inédita Aliança em Defesa dos Territórios e a luta dos povos Kayapó, Yanomami e Munduruku contra o garimpo ilegal em seus territórios.

Para saber mais sobre a programação, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e visite a página da programação.

Contamos com sua presença!

Davi Kopenawa (Debatedor)

Davi é membro colaborador da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e vencedor dos prêmios United Nations Global 500 Award, da Ordem do Rio Branco, da Ordem do Mérito Cultural do Brasil e da Menção Honrosa pelo júri do Prêmio Bartolomé de las Casas da Espanha. Também é autor dos livros "A Queda do Céu, Palavras de um Xamã Yanomami" e “O Espírito da Floresta”, com coautoria do antropólogo francês Bruce Albert, é roteirista do filme A Última Floresta, com o cineasta Luiz Bolognesi, e doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Roraima e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por sua histórica e reconhecida contribuição com a defesa do seu povo e dos direitos indígenas. Davi tem dedicado toda a sua vida a denunciar as violações contra o povo Yanomami.

Maial Paiakan Kaiapó (Debatedora)

Maial Kaiapó é indígena, bacharela em Direito, antirracista, defensora dos direitos humanos e ambientais. Profissionalmente, atuou na defesa dos direitos dos povos indígenas na FUNAI, SESAI e como assessora da deputada Joenia Wapichana. Hoje, é mestranda em Direito pela Universidade Federal do Pará e candidata da Rede Sustentabilidade à deputada federal pelo Pará. Pertence a uma geração que não tem culpa nenhuma pelos desmandos políticos do país, mas que está disposta a entrar na política para fazer diferença. Ela fala pelas mulheres indígenas, mas fala para toda essa nova geração paraense.

Julio Ye'kwana (Debatedor)

Presidente da Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME).