Ações do segundo semestre incluem itinerância por diversos municípios do interior
Após a realização de sua edição carioca, que deu início à primeira itinerância nacional, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental irá expandir suas ações dentro do estado de São Paulo. Buscando ampliar o alcance dos filmes de temática socioambiental e das discussões trazidas por eles, a programação da Mostra para o segundo semestre inclui uma itinerância pelo interior do estado, além de atividades em diferentes regiões da capital.
Até o momento, a itinerância do interior já conta com treze municípios confirmados: Buri, Campina do Monte Alegre, Campinas, Cubatão, Indaiatuba, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São José dos Campos e São José do Rio Preto. As atividades incluem sessões de filmes, debates, cursos e projetos de extensão universitária, e acontecerão do final de agosto até dezembro, por meio de parcerias com universidades, Etecs e Fatecs.
Em Santos, a itinerância começa em setembro, entre os dias 18 e 30, com exibições em oito lugares diferentes: Cine Arte Posto 4, Unimonte, Cine na Praça, Sesc, Senac, Cinescola Querô, Instituto Arte no Dique e Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio do Porto de Santos (Codesp).
Na capital, a Mostra participará da Virada Sustentável, que acontece em agosto entre os dias 23 e 26. Além disso, a Ecofalante dará continuidade à parceria com o CEU Heliópolis e com as Fábricas de Cultura, que terão sessões nas unidades de Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha nos meses de agosto e setembro.
As parcerias com universidades são fruto do Programa Ecofalante Universidades, que tem o objetivo de levar os filmes da Mostra para o ambiente educacional. Entre as atividades programadas para o semestre, destacam-se o convênio com a Unesp, que teve início com um debate no dia 11 de agosto, e a parceria com a Ufscar, que terá exibições a partir do dia 24 de agosto no campus Lagoa do Sino, nas cidades de Buri e Campina do Monte Alegre. Outros convênios já estabelecidos que proporcionarão atividades nesse semestre incluem USP, Unicamp, Unifesp, UFABC e Centro Paula Souza.
Na USP, entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro, a Ecofalante promoverá o evento “A USP e a Agenda ONU 2030”, em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental e o Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU. O evento se propõe, por meio de sessões de filme e debates, a divulgar e fomentar discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Acompanhe nossas redes sociais para receber novidades sobre a programação.
A Mostra Ecofalante tem apoio do Instituto Clima e Sociedade, Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen, Kimberly Clark, White Martins e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Cultura. Na cidade de São Paulo, a Ecofalante também tem apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura.