26 de julho de 2018

Itinerância nacional da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental começa em agosto

A mostra trará filmes e debates para o Rio de Janeiro, Niterói e Brasília

A 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chegará pela primeira vez em cidades fora do estado de São Paulo. Após a realização da sétima edição, que exibiu 121 filmes de 31 países diferentes, a mostra passará pelo Rio de Janeiro, Niterói e Brasília.

A programação da itinerância inclui 45 filmes de 19 países, além de debates e bate-papos. Todas as sessões e atividades do festival são gratuitas.

Entre os dias 1 e 13 de agosto a mostra acontece no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil e, entre 2 e 8 de agosto, no Cine Arte UFF em Niterói. Serão realizadas também sessões na UFRJ no Campus Praia Vermelha (em parceria com o cineclube Pedagogias da Imagem) nos dias 7, 14 e 21 de agosto.

Em setembro, é a vez de Brasília, que terá exibições entre os dias 7 e 16 no Centro Cultural Banco do Brasil.

Segundo Chico Guariba, diretor da Ecofalante, a itinerância nacional é o começo de um processo que já estava em curso. “No ano passado, a mostra teve um público de quase 80 mil pessoas no estado de São Paulo. Com a criação do programa Ecofalante Universidades, que já tem parceria com todas a universidades públicas em  São Paulo e com grandes grupos educacionais, a expansão para os outros estados já era uma grande tendência. O apoio do CCBB, do Instituto Clima e Sociedade, da White Martins e inúmeras outras instituições públicas e privadas está permitindo o início dessa expansão”, afirma.

O objetivo principal da itinerância é democratizar cada vez mais o acesso a filmes que trazem conteúdos de qualidade, com análise e informação sobre o que está acontecendo no mundo, e promover cada vez mais o debate sobre essas questões. Um dos principais temas que será debatido nesta edição será a questão das mudanças climáticas.

Obrigado, chuva, de Julia Dahr

Entre os destaques do Panorama Internacional Contemporâneo estão o longa “Triste Oceano”, que foca na luta de ativistas para preservar a biodiversidade marinha, e “Obrigado, chuva”, filme que acompanha um pequeno agricultor queniano para registrar os impactos das mudanças climáticas em sua vida. Também serão exibidos filmes da Competição Latino-Americana e do Concurso Curta Ecofalante.

O evento é uma realização da Ecofalante em conjunto com o Centro Cultural Banco do Brasil, Cine Arte UFF e UFRJ. Ele conta com o apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade e White Martins.

Clique para acessar a programação.