20 de agosto de 2021

Destaques do fim de semana (20 a 22/08)

A 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece entre os dias 11 de agosto e 14 de setembro de forma online e gratuita, traz 101 filmes de 40 países, além de debates com convidados especiais e entrevistas exclusivas.

A programação deste fim de semana conta com um debate sobre Cidades no sábado e diversas estreias de filmes. Confira os destaques!

“Um Lugar Como Nenhum Outro”, de Lulu Wei

Na sexta-feira (20/08), às 15h, o filme canadense “Um Lugar Como Nenhum Outro“, de Lulu Wei, estreia no Panorama Internacional Contemporâneo e fica disponível por três dias. O documentário venceu o Rogers Audience Award no festival Hot Docs ao retratar a transformação de um icônico quarteirão de Toronto através das histórias de membros de sua comunidade.

Na Competição Latino-Americana, às 15h, dois filmes entram na programação e também ficam disponíveis por três dias. O mexicano 499, de Rodrigo Reyes, premiado no Festival de Tribeca, focaliza vítimas das guerras das drogas e retrata a atual crise humanitária do país por meio de depoimentos reais e personagens fictícios. Já o curta-metragem Mundo, da chilena Ana Edwards, foi selecionado para o IDFA-Amsterdã, considerado o mais importante festival internacional de documentários. A obra observa como a paisagem é remodelada por meio de noções evangélicas após a conversão de uma idosa da etnia aimará.

O programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência conta com o filme Auto de Resistência, que também entra a partir das 15h e fica disponível por 3 dias. No documentário, que venceu o prêmio de melhor filme brasileiro no festival É Tudo Verdade, os diretores Natasha Neri e Lula Carvalho acompanham os casos de homicídios cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro classificados como “autos de resistência”, isto é, legítima defesa.

“Meu Querido Supermercado”, de Tali Yankelevich

No sábado (21/08), às 19h, acontece um debate que discutirá o eixo Cidades – “Comunidade, História e o Direito à Cidade“, que contará com a presença de Ana Fernandes, Linda Kayongo, Nabil Bonduki e mediação de Eduardo Sombini. O ponto de partida é o filme “Um Lugar Como Nenhum Outro”, que estreia no dia anterior. O debate terá interpretação em Libras e será transmitido ao vivo pelo canal da Mostra Ecofalante no Youtube.

No Panorama Internacional Contemporâneo, estreia às 15h “Injustiça Climática“, de Judith Helfand, que relaciona a devastação de um desastre natural ao desastre do racismo estrutural a partir da pior onda de calor da história dos Estados Unidos vivida pela cidade de Chicago em 1995, quando 739 pessoas – a maioria idosos e negros – morreram no espaço de uma semana. O filme fica disponível por 2 dias.

Na Competição Latino-Americana, dois filmes brasileiros entram na programação às 15h. Premiado internacionalmente, e com passagens pelos festivais IDFA-Amsterdã, MoMa Doc Fortnight, Thessaloniki Doc, Visions du Réel e DOXA (Canadá), “Meu Querido Supermercado”, de Tali Yankelevich, trata das dúvidas, afetos, medos e sonhos improváveis de funcionários de uma loja de supermercado. O documentário ficará disponível por 2 dias. Já “Mineiros”, de Amanda Dias, discute como a mineração está na raiz e na economia do estado de Minas Gerais; o filme fica em cartaz durante 3 dias.

No programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência, O Prisioneiro da Grade de Ferro (Autorretratos) também entra na programação às 15h e fica disponível por 3 dias. Neste documentário, o diretor Paulo Sacramento forneceu câmeras de vídeo a detentos da Casa de Detenção do Carandiru (São Paulo), obtendo um retrato do sistema carcerário brasileiro visto de dentro. O longa-metragem foi vencedor dos prêmios de melhor filme da competição internacional, melhor filme da competição brasileira, Prêmio ABD – Associação Brasileira de Documentaristas e Prêmio MinC no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, entre diversas outras láureas. 

“Ar Condicionado”, de Fradique

O domingo (22/08) conta com “Ar Condicionado“, que estreia às 15h no Panorama Internacional Contemporâneo e fica disponível por 3 dias. Produção angolana selecionada para o prestigioso Festival de Roterdã, o longa de estreia do diretor Fradique mescla realismo fantástico e crítica social em uma história onde aparelhos de ar condicionado começam a cair misteriosamente dos apartamentos na cidade de Luanda, capital do país.

Na Competição Latino-Americana, dois filmes entram na programação a partir das 15h e ficam disponíveis por 3 dias. Tapajós Ameaçado, de Thomaz Pedro, acompanha lideranças indígenas para apresentar as suas perspectivas em relação a uma série de megaprojetos que estão sendo planejados, como ferrovias, hidrovias, agronegócio, mineração e outros. Coprodução entre Brasil, França e Portugal selecionada para os festivais de Berlim e Roterdã, Apiyemiyekî?, de Ana Vaz, traz desenhos que retratam a memória visual coletiva do povo Waimiri-Atroari que foram utilizados com base na pedagogia crítica do educador e filósofo Paulo Freire.

No programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência, O Caso do Homem Errado também entra na programação às 15h e fica disponível por 3 dias. Dirigido por Camila de Moraes, o filme recupera a história do jovem negro Júlio César de Melo Pinto, executado em Porto Alegre pela Polícia Militar nos anos 1980, e conquistou o prêmio de melhor filme no Festival Cine Latino de Punta del Este.

A programação completa do evento pode ser acessada em nosso folder interativo.