Entre os dias 7 e 12 de julho, acontece a segunda edição da Mostra UNEB Ecofalante de Cinema, com sessões em 10 campi da universidade.
Iniciativa da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (Sain) da instituição, em parceria com o programa Ecofalante Universidades, o evento neste ano traz como tema central “Salvar o futuro”, propondo reflexões sobre os desafios e soluções para a construção de um mundo mais sustentável.
As sessões vão ocorrer simultaneamente nos campi da UNEB e em escolas públicas parceiras, alcançando diferentes territórios de identidade do estado. Os 10 campi são: Campus I (Salvador), Campus III (Juazeiro), Campus V (Santo Antônio de Jesus), Campus X (Teixeira de Freitas), Campus XII (Guanambi), Campus XIII (Itaberaba), Campus XIV (Conceição do Coité), Campus XVII (Bom Jesus da Lapa), Campus XX (Brumado) e Campus XXIII (Seabra).

Em Salvador, além da mostra no campus, com curadoria da professora Lise Arruda, haverá sessão no barracão do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, fortalecendo o termo de cooperação técnica celebrado entre a UNEB e esse importante espaço de resistência afro-diaspórica.
Todas as sessões de cinema terão acessibilidade em Libras, com o apoio da Sain, reforçando o compromisso da UNEB com a inclusão e consolidando os diálogos já realizados na primeira edição da mostra, em 2024.
Nessa edição, a curadoria da mostra é compartilhada entre os campi III, V e X, tendo como representantes os docentes da UNEB Cecílio Bastos, Fábio Silva, Augusto Mendes, Luciana Souza e Liliane Gomes. A curadoria, além de escolher o tema central, montou quatro programas de filmes que tratam de temáticas como sujeitos, memória, territorialidades e tempo.
Para a realização da edição 2025, a Proex e a Ascult firmaram parcerias com projetos extensionistas da universidade que atuam como mediadores, coordenando as ações locais e mobilizando público para as sessões. São projetos parceiros: Xirê de Palavras no Afonjá (Campus I), Curta Juá (Campus III), Geocine (Campus V), Conversê Cineclube (Campus X), A Tela que Brilha (Campus XIII), Cinemão e Agente de Comunicação, Arte e Cultura (Campus XIV), Núcleo de Meio Ambiente e Diversidade (Campus XVII) e Cine UNEB (Campus XX), além do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII.
A Ecofalante promove itinerancias em âmbito nacional dedicadas à exibição gratuita de filmes que abordam temáticas socioambientais, educativas e culturais. Diversas universidades brasileiras têm realizado mostras através do Programa Ecofalante Universidade (PEU), articulando ações que mobilizam público amplo e diverso. Em 2023, a UNEB firmou parceria com a OSC Ecofalante e, desde então, tem realizado várias ações com exibição de filmes da plataforma Ecofalante Play.
Veja programação por campus:
Campus V – Santo Antônio de Jesus
Campus X – Teixeira de Freitas
Campus XIV – Conceição do Coité
Campus XVII – Bom Jesus da Lapa
Texto: Proex, com edição da Ascom. Imagens: divulgação.