Trabalho

A Era da Desindustrialização?

Este ano, a temática “Trabalho” traça uma linha histórica dos últimos 100 anos; desde as condições ultra-precárias do trabalho na mineração ainda no começo do século passado, passando por reminiscências de um passado “saudoso” do trabalho fabril no bloco soviético, até chegar ao futuro já omnipresente da automação nos países mais desenvolvidos.

A desindustrialização é o tema do debate que será precedido pela exibição do filme De Cinzas e Brasas, documentário francês sobre as comunidades afetadas pelo downsizing da planta de Renault-Flins, onde a maioria dos trabalhadores que ainda trabalham lá (um décimo da planta original) são terceirizados e têm contratos temporários. Na sequência do filme, exibido às 18h50, nossos convidados debaterão “A Era da Desindustrialização”.

O Debate será mediado pela jornalista Regiane Oliveira, e irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 2 de junho, domingo, às 20h10.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:



Pascal Raggi (Debatedor)

Pascal Raggi é historiador e docente na Universidade de Lorraine (Nancy, França); é pesquisador no Centro de Pesquisa Universitário de Lorraine de História (CRULH) e pesquisador associado no CRESAT (Mulhouse). Suas pesquisas são voltadas para a história industrial, mineradora e social no século XX. Recentemente, lançou, com a coautoria de François Audigier, Os sindicatos em frente à violência militante dos anos 1980 até hoje (Riveneuve, 2018) e publicou A desindustrialização da Lorraine e do ferro (Éditions Classiques Garnier, 2019).

Jacob Carlos Lima (Debatedor)

É Doutor em em Sociologia pela Universidade de São Paulo , com Pós-doutorado no Department of Urban Studies and Development do Massachusetts Institute of Technology (EUA-2001). É  Professor Titular no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos e Pesquisador do CNPq. Atua em pesquisas nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica, destacando-se as seguintes temas: reestruturação produtiva, reespacialização da produção; trabalho flexível; trabalho informal; empreendedorismo; redes sociais e mercados de trabalho urbanos; trabalho informacional; cooperativas de trabalho e economia solidária; culturas do trabalho e mobilidades.

José Dari Krein (Debatedor)

Docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui doutorado em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Economia Social e do Trabalho pela Unicamp (2000) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Emprego, Relações de Trabalho, Sindicalismo e Negociação Coletiva. Professor do Instituto de Economia da Unicamp, Pesquisador do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho).

Regiane Oliveira (Mediadora)

Regiane Oliveira, jornalista e historiadora. Tem mestrado em direitos humanos no Programa Erasmus Mundus, da União Europeia, com pesquisa sobre reparação em caso de trabalho análogo à escravidão no Brasil. Trabalhou na cobertura de economia e políticas públicas em veículos Gazeta Mercantil, Brasil Econômico e El País. Atualmente, atua como coordenadora de comunicação no Instituto Alana, organização socioambiental que trabalha na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.