Consumo

É Possível Mudar o Paradigma do Consumo?

Os filmes da programação temática de Consumo costumam revelar ao público (espectadores-consumidores) o que está por trás das cadeias produtivas; qual a sua racionalidade, e, na maioria das vezes, quais os estragos ocultos, os desequilíbrios gerados.

O que fazer com esta informação -uma vez que tudo é descortinado? Como repensar a produção? E o consumo? Para Marc Pierschel, ativista vegano e diretor de O Fim da Carne, o exercício de imaginar um mundo onde nenhum animal é morto ou maltratado para nosso consumo, não é difícil.

O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 de sexta-feira, 4 de setembro, até as 15h00 de segunda-feira, 7 de setembro. 


O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, das 15h00 de segunda-feira, 14 de setembro até as 15h00 de quarta-feira, 16 de setembro) e se dá a partir de um simples cadastro ao clicar no player na parte inferior da página do filme.



Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui.


SOBRE O DEBATE:



No sábado 5 de setembro, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “É Possível Mudar o Paradigma do Consumo?”.



Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo.

 Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (YouTube) e aqui (facebook).

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:



Eduardo dos Santos (Debatedor)

Eduardo dos Santos tem 24 anos, nasceu e cresceu no Conjunto Habitacional Parque Itajaí, no distrito do Campo Grande em Campinas, SP. É midiativista na página ‘Vegano Periférico’ ao lado de seu irmão gêmeo, Leonardo dos Santos. Sem nenhum patrocínio ou impulsionamento em publicações, a página hoje já tem mais de 300 mil seguidores, mostrando na prática como é possível morar a 25km do centro, ser pobre, periférico e vegano. O grupo participa e organiza eventos, realiza palestras, rodas de conversa e entrevistas, tudo focado em popularizar o movimento vegano no Brasil.

Sérgio Besserman (Debatedor)

Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. Foi presidente do IBGE, pelo qual lançou, entre outras publicações, Indicadores de desenvolvimento sustentável e Glossário do meio ambiente. Foi diretor de Planejamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e participou, como membro da missão diplomática brasileira, das Conferências das Partes da Convenção Mundial do Clima. Em 2010, foi designado para presidir a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20.

Gabriela Yamaguchi (Mediadora)

Gabriela Yamaguchi é diretora de Sociedade Engajada da organização socioambiental WWF-Brasil desde 2017. É responsável pelas estratégias de Produção e Consumo Sustentáveis, Cidadania Ativa, Educação e Voluntariado. Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), atuou na Superinteressante, da Editora Abril, e no movimento Planeta Sustentável. No Instituto Akatu, gerenciou campanhas e projetos corporativos em Consumo Consciente e Produção Sustentável. No Laboratório de Mudanças Climáticas da Purpose Brasil, atuou na articulação em rede de instituições da sociedade civil para valorizar os temas de Mobilidade, Energia Limpa, Áreas Verdes e Gestão de Resíduos nos Programas de Metas municipais.

Fátima Cabral (Debatedora)

Agricultora familiar agroecológica, líder comunitária e Presidente da Aprospera (Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu-DF).