16 de agosto de 2019

Mostra Ecofalante participa da Virada Sustentável

A partir do dia 20 de agosto, a Mostra Ecofalante de Cinema participará de mais uma edição da Virada Sustentável. Serão 17 sessões em 8 espaços da cidade de São Paulo: Câmara Municipal (no Salão Nobre e no Plenário 1º de Maio), Museu da Imagem e do Som (MIS), Matilha Cultural, além de quatro Fábricas de Cultura. A programação conta com 13 filmes, dos quais 8 são longas-metragens e 5 são curtas que compõem a programação infantil, e 3 debates após as sessões.

A Virada Sustentável é um festival que acontece desde 2011 com o objetivo de promover mobilização para a sustentabilidade no Brasil. Em sua 9ª edição, a Virada ocupa cerca de 200 espaços de São Paulo com mais de 600 atrações gratuitas, como fóruns, shows, artes visuais, cinema, teatro e dança. Nos últimos três anos, a Mostra Ecofalante tem participado do evento com o objetivo de levar filmes e debates de qualidade de forma gratuita à população.

Na sexta-feira (23/08), o documentário “Sustentável” será exibido às 14h no Salão Nobre da Câmara Municipal. A sessão será precedida pela 18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, atividade proposta pelo vereador Gilberto Natalini que tem como objetivo intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo para aprofundar a discussão sobre sustentabilidade.

O documentário “GIG – A Uberização do Trabalho”, vencedor do Prêmio do Público na 8ª edição da Mostra Ecofalante, será exibido no sábado (24/08) no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo. A sessão será seguida de um debate mediado pela vereadora Soninha Francine e com participação de Carlos Juliano Barros, um dos diretores do filme; Frederico Celentano, presidente da ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento; e Gitane Leão,  Diretora-Executiva da Fundação Profissão Motofrete.

No Museu da Imagem e do Som (MIS) serão realizados dois debates: no sábado, às 15h30, exibiremos o filme “O Suplício: Vozes de Chernobyl”, seguido da roda de conversa “Superando a Radioatividade”, que será mediada por Rogério Nagai e contará com a participação dos convidados Chico Whitaker e Kunihiko Bonkohara. No domingo, às 14h, teremos a roda de conversa “Juntas Podemos” após a exibição do filme “Dolores”, que será mediada por Marcella Arruda e terá participação das convidadas Ana Carolina Martins, Evelyn Gomes e Watatakalu Yawalapiti.

De quinta-feira a sábado, teremos na Matilha Cultural uma seleção de filmes da 8ª edição da Mostra Ecofalante que abordam a temática da Sociobiodiversidade: “A História do Porco (Em Nós)”, “Superalimentos”, “O Quadrado Perfeito” e “Um Filósofo na Arena”.

As Fábricas de Cultura de Jaçanã, Sapopemba, Tiradentes e Itaim Paulista receberão a programação infantil, que conta com os curtas-metragens “Dara – A Primeira Vez que Fui ao Céu”, “Dois Trens”, “Caminho dos Gigantes”, “O Sonho da Galinha” e “Strollica”. 

As atividades são uma realização da Ecofalante em parceria com a Virada Sustentável, com apoio do Mercado Livre, da White Martins e da Kimberly Clark e correalização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e da Spcine.

Clique aqui para acessar a programação completa.