As utilizações possíveis do cinema enquanto ferramenta pedagógica são muito diversas: vão desde a exibição de um filme seguido por uma conversa em torno das questões que ele suscita, até o estímulo à produção de uma obra pelos alunos, incentivando assim sua autonomia, criatividade, capacidade de interação, engajamento e autoestima.

Desta forma, o cinema pode ser uma eficiente ferramenta de empoderamento, tanto mais se os agentes envolvidos com a formação dos alunos tiverem ciência dessas possibilidades e souberem explorá-las adequadamente. Assim, o objetivo desta atividade é capacitar e apontar caminhos para a integração desta linguagem artística em diversos contextos didáticos.

Leia o texto na íntegra sobre o evento!

Workshop: o Audiovisual na Sala de Aula - A Arte a Favor do Meio Ambiente

O objetivo desta atividade é capacitar e apontar caminhos para a integração do cinema em diversos contextos didáticos. Serão abordados tópicos como: o papel das instituições de ensino no enfrentamento dos desafios socioambientais; como trabalhar um filme em sala de aula; o potencial transdisciplinar do cinema e como envolvê-lo em disciplinas diversas.

Edson Grandisoli

Pós-doutor pelo Instituto de Estudos Avançados e doutor em Educação e Sustentabilidade pelo Programa de Ciência Ambiental da USP. Assessor da UNESCO para o Currículo Paulista. Diretor da Reconectta e do Movimento Escolas pelo Clima.