A Prática do Cinema Documental, com Jorge Bodanzky
Em parceria com a Spcine, a Mostra Ecofalante de Cinema e o cineasta e fotógrafo brasileiro Jorge Bodanzky, diretor de filmes de grande importância para o cinema nacional, tais quais Iracema, Uma Transa Amazônica (1974), O Terceiro Milênio (1981) e Amazônia, a nova Minamata? (2023), propõem este workshop de formação em cinema documentário para estudantes, jovens cineastas e os demais interessados em conhecer mais sobre a linguagem e a prática do cinema documental.
Leia o texto na íntegra sobre o evento!
14:00 | 1º Encontro | com Jorge Bodanzky (Cineasta) | CCSP - Centro Cultural São Paulo |
1º Encontro
No primeiro encontro, serão realizadas análises de filmes focadas principalmente no panorama atual do documentário brasileiro e mundial; serão apresentados trechos de filmes emblemáticos do gênero, incluindo a obra do próprio Bodanzky.
Jorge Bodanzky é cineasta e fotógrafo. Estudou arquitetura na UNB e cinema na Alemanha nos anos 1960. Dirigiu clássicos como Iracema, Uma Transa Amazônica (1974), Jari (1979) e O Terceiro Milênio (1980). Também atuou como diretor de fotografia em Hitler, IIIº Mundo (José Agrippino de Paula, 1968) e O Profeta da Fome (Maurice Capovilla, 1969), entre outros. Trabalhos recentes, a série exclusiva HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado, Ruivaldo, O Homem Que Salvou a Terra, e Utopia Distopia. Atualmente, assina uma coluna em vídeo para a revista Zum do Instituto Moreira Salles e na revista amazonialatitude.com da Florida State University.
14:00 | 2º Encontro | com Jorge Bodanzky (Cineasta) | CCSP - Centro Cultural São Paulo |
2º Encontro
No segundo encontro, o workshop prosseguirá com as análises de filmes. Em seguida, os alunos que quiserem poderão trazer seus trabalhos para serem discutidos pelo grupo.
Jorge Bodanzky é cineasta e fotógrafo. Estudou arquitetura na UNB e cinema na Alemanha nos anos 1960. Dirigiu clássicos como Iracema, Uma Transa Amazônica (1974), Jari (1979) e O Terceiro Milênio (1980). Também atuou como diretor de fotografia em Hitler, IIIº Mundo (José Agrippino de Paula, 1968) e O Profeta da Fome (Maurice Capovilla, 1969), entre outros. Trabalhos recentes, a série exclusiva HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado, Ruivaldo, O Homem Que Salvou a Terra, e Utopia Distopia. Atualmente, assina uma coluna em vídeo para a revista Zum do Instituto Moreira Salles e na revista amazonialatitude.com da Florida State University.