Uma Sobremesa para Constance

Dessert for Constance
França, 1980, 61'
Sarah Maldoror

Por meio deste filme produzido para a TV, Sarah Maldoror apresenta um retrato crítico da sociedade francesa, denunciando a segregação dos imigrantes africanos em seu território. Bokolo e Mamadou são dois homens que trabalham com lixo urbano e, um dia, encontram um livro de receitas. Desejando ajudar um amigo que precisa voltar para a África, eles decidem participar de um programa de televisão em que o principal desafio é saber tudo sobre a melhor tradição culinária francesa – que está longe de fazer parte do seu cotidiano. Esse livro torna-se então crucial para que os dois possam vencer o jogo e receber a recompensa em dinheiro.

Restrospectiva Sarah Maldoror

Direção

Sarah Maldoror

Produção

Léone Jaffin

Roteiro

Maurice Pons

Fotografia

Pierre Bouchacourt

Edição

Annette Roire
Salvatore Burgo

Elenco

Sidiki Bakaba
Cheik Doukouré
Elias Sherif

  • SEX 02/09/2022 19:30 Cinemateca do Capitólio

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Redução da Desigualdades

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Consumo e Produção Responsáveis