Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado – Ep. 4: Vetores da Destruição

Classificação indicativa: 14 anos
Brasil, 2020, 62
Jorge Bodanzky, Fabiano Maciel

A produção explora como a estrada acelerou os principais vetores de degradação da floresta o desmatamento predatório, a venda ilegal de madeira, garimpo e a mineração. Recentemente a expansão da soja que tinha seu epicentro no centro-oeste começa a chegar na transamazônica levantando uma sombra sobre o futuro da região. A partir dos personagens apresentados, o quarto capítulo da série aborda temas chaves para o destino da floresta amazônica, jogando luz sobre as ações predatórias que seguem agindo de forma perversa.

“Vetores da Destruição” é o quarto episódio da série exclusiva HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado, uma coprodução entre a HBO Latin America Originals e a Ocean Films.

A série documental Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado narra detalhes sobre este marco que foi idealizado e teve as obras iniciadas durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, no fim dos anos 1960. Com o objetivo de unificar a nação, sua construção foi uma saga gigantesca e o maior exemplo das obras faraônicas da ditadura civil-militar brasileiro (1964-1985). A estrada, que promoveria a integração nacional cortando o País de leste a oeste, ficou mais conhecida por ligar a fome do Nordeste com a miséria da Amazônia, e teve sua construção abandonada.

Semana do Meio Ambiente

Direção

Jorge Bodanzky
Fabiano Maciel

Produção

Roberto Rios
Eduardo Zaca
Patricia Carvalho
Rafaella Gianini
João Roni Garcia
Nuno Godolphim

Roteiro

Fabiano Maciel
Thiago Iacocca
Nuno Godolphim