Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado – Ep. 4: Vetores da Destruição

Classificação indicativa: 14 anos
Brasil, 2020, 62
Jorge Bodanzky, Fabiano Maciel

A produção explora como a estrada acelerou os principais vetores de degradação da floresta o desmatamento predatório, a venda ilegal de madeira, garimpo e a mineração. Recentemente a expansão da soja que tinha seu epicentro no centro-oeste começa a chegar na transamazônica levantando uma sombra sobre o futuro da região. A partir dos personagens apresentados, o quarto capítulo da série aborda temas chaves para o destino da floresta amazônica, jogando luz sobre as ações predatórias que seguem agindo de forma perversa.

“Vetores da Destruição” é o quarto episódio da série exclusiva HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado, uma coprodução entre a HBO Latin America Originals e a Ocean Films.

A série documental Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado narra detalhes sobre este marco que foi idealizado e teve as obras iniciadas durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, no fim dos anos 1960. Com o objetivo de unificar a nação, sua construção foi uma saga gigantesca e o maior exemplo das obras faraônicas da ditadura civil-militar brasileiro (1964-1985). A estrada, que promoveria a integração nacional cortando o País de leste a oeste, ficou mais conhecida por ligar a fome do Nordeste com a miséria da Amazônia, e teve sua construção abandonada.

Direção

Jorge Bodanzky, Fabiano Maciel

Produção

Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho, Rafaella Gianini, João Roni Garcia, Nuno Godolphim

Roteiro

Fabiano Maciel, Thiago Iacocca, Nuno Godolphim