Substantivo Feminino

Magda and Giselda
Brasil, 2016, 60'
Daniela Sallet, Juan Zapata

Duas pioneiras da militância ambiental no Brasil e no cenário internacional, Giselda Castro e Magda Renner eram donas de casa quando começaram sua luta em 1964, com ações de cidadania junto à população carente, na Ação Democrática Feminina Gaúcha. A partir de então, percorreram o mundo, integraram organizações internacionais e o Comitê de ONGs do Banco Mundial, e foram inclusive vigiadas pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) no período militar. O documentário revela peculiaridades dessas mulheres ricas que ousaram contrariar interesses econômicos.

Programa Ecofalante Universidades

Direção

Daniela Sallet
Juan Zapata

Produção

Daniela Sallet
Juan Zapata

Roteiro

Daniela Sallet

Fotografia

Pablo Chasseraux
Edson Gandolfi
Juan Zapata
Pablo Rosa

Edição

Lisi Kieling


Assista ao trailer

  • SEX 19/08/2022 19:00 Casa de Cultura Campo Limpo - Nathalia Rosemberg

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Igualdade de Gênero