Sob a Pata do Boi

Grazing the Amazon
Brasil, 2018, 49'
Márcio Isensee e Sá

A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante da região. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a vinda de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, forjando poderosos políticos a defendê-la. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos a monitorarem o desmatamento nas fazendas de onde compram gado.
Clássicos e Premiados

Direção

Márcio Isensee e Sá

Produção

Eduardo Pegurier
Paulo André Vieira

Roteiro

Juliana Tinoco

Fotografia

Fábio Nascimento

Edição

Fred Rahal Mauro


Thumbnail
Clique para tocar Aperte para assistir

Assista ao trailer

  • SAT 26/09/2020 00:00 Clássicos e Premiados (Sessão digital disponível por 24 horas)
  • SUN 27/09/2020 00:00 Clássicos e Premiados (Sessão digital disponível por 24 horas)
  • MON 28/09/2020 00:00 Clássicos e Premiados (Sessão digital disponível por 24 horas)

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Consumo e Produção Responsáveis

Paz, Justiça e Instituições Eficazes