Sambizanga

Sambizanga
Angola, França, 1972, 96'
Sarah Maldoror

Em seu primeiro longa-metragem, Sarah Maldoror mostra a libertação de Angola pelos olhos de uma mulher. O roteiro do filme se inspira no romance A vida verdadeira de Domingos Xavier, do escritor luso-angolano José Luandino Vieira. Domingos Xavier é um revolucionário preso por militares portugueses e levado para uma prisão em Sambizanga. A esposa, Maria, procura-o, temendo que possa estar sendo torturado ou mesmo que tenha sido morto.

Esta versão restaurada em 4K de Sambizanga faz parte do African Film Heritage Project, uma iniciativa criada pelo World Cinema Project da Film Foundation, pela FEPACI e pela UNESCO – em colaboração com a Cineteca di Bologna – com o objetivo de mapear, restaurar e divulgar o cinema africano.

Principais Festivais e Prêmios

Festival de Berlim - Alemanha

Restrospectiva Sarah Maldoror

Direção

Sarah Maldoror

Produção

Jacques Poitrenaud

Roteiro

Mario de Andrade
Sarah Maldoror
Claude Agostini

Fotografia

Claude Agostini

Edição

Georges Klotz

Elenco

Elisa Andrade
Domingos De Oliveira
Jean M’Vondo
Adelino Nelumba
Benoît Moutsila

  • SEX 26/08/2022 19:30 Cinemateca do Capitólio

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Redução da Desigualdades

Paz, Justiça e Instituições Eficazes