Povo 'Tzu' - Noite Branca

Pobo 'Tzu' - White Night
México, 2021, 72'
Tania Ximena, Yollotl Alvarado

Em 1982, o vulcão Chichonal entrou em erupção, soterrando várias cidades, incluindo a comunidade Zoque de Esquipulas Guayabal. Anos depois, os habitantes de Nuevo Guayabal reconstroem suas vidas enquanto o vulcão e a cidade enterrada espreitam na vegetação rasteira. Trinidad, um poeta nascido no dia da erupção, tem visões oníricas que rapidamente se espalham por sua comunidade, provocando um esforço coletivo para desenterrar a antiga cidade, ao mesmo tempo que a presença da Piowachue (o espírito do vulcão, segundo a visão de mundo Zoque) se fortalece entre a comunidade.

Competição Latino-Americana - Competição Longa-Metragem

Direção

Tania Ximena
Yollotl Alvarado

Produção

Mónica Moreno
Julia Cherrier
Julio Chavezmontes

Roteiro

Tania Ximena
Yollotl Alvarado

Fotografia

Yollotl Alvarado

Edição

Liora Spilk y Yibran Assuad

Assista ao trailer

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Cidades e Comunidades Sustentáveis